PREVENINDO INTOXICAÇÕES

/PREVENINDO INTOXICAÇÕES

PREVENINDO INTOXICAÇÕES

Objetivo Geral

Compreender a importância de identificar sinais de intoxicação, empregar medidas emergenciais frente a casos de intoxicação química e por plantas tóxicas, bem como, aprender como realizar a higienização adequada após o manuseio de agrotóxicos e reconhecer a importância do uso correto de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Organização Curricular

Carga Horária Total: 20h

Ementa:
1. Manuseio Correto de Fitossanitários
O que são fitossanitários; Manuseio correto de fitossanitários; Informações de segurança no manuseio; Informações aos trabalhadores.
2. Manuseio Adequado de Agrotóxicos
O que são agrotóxicos; Uso correto e seguro; Aspectos importantes dos agrotóxicos; Procedimento para a compra de agrotóxicos; Como transportar agrotóxicos? Como armazenar os agrotóxicos? Vias de exposição dos trabalhadores aos agrotóxicos; Cuidados durante a aplicação de agrotóxicos.
3. Medidas Emergenciais nas Intoxicações
Vias de contaminação; Tipos e sintomas de intoxicação; Procedimentos básicos de primeiros socorros.
4.Higiene Após Manuseio de Agrotóxicos
Higiene das mãos e do corpo após o manuseio de agrotóxicos; Lavagem das roupas
5. Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)
O que são EPC’S? Tipos de EPC’S; Quando e onde usar os EPC’S?
6. Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
O que são EPI’S? Por que usar EPI’S? Quando usar os EPI’S? EPI’S e a Norma Regulamentadora 31; Tipos de EPI”s e suas funções; Como vestir e retirar os EPI’S com segurança? Cuidados, Lavagem e Manutenção dos EPI’S.
7. Plantas Tóxicas
Conhecendo as plantas tóxicas e quais partes da planta provocam contaminação? Sintomas de intoxicação e medidas emergenciais
8. Animais Peçonhentos
O que são animais peçonhentos? Principais acidentes com peçonhas, Primeiros socorros em acidentes ofídicos; O que não devemos fazer?
9. Tipos de Cobra e Medidas emergenciais nos acidentes com cobras
Acidentes com cobras; Jararaca, cascavel, surucucu, coral e Colubrídeus; Reconhecendo os sintomas; Tratamento; Medidas de prevenção, Equipamento de proteção.
10. Tipos de Aranha e Medidas Preventivas de Acidentes com Aranhas
Características gerais; Agentes causais; Tipos de aranhas: armadeira, marrom, viúva negra, aranhas de menor importância e caranguejeira; Sintomatologia; Medidas de prevenção; O que não fazer? Medidas Emergenciais.
11. Tipos de Lagartas e Medidas Emergenciais nos Acidentes com Lagartas
Descrição; Agentes causais; Tipos de lagartas: taturana, lagarta de fogo, oruga, tapuru e pararama, Como prevenir acidentes; Medidas emergenciais
12. Tipos de Escorpiões e Medidas Preventivas de Acidentes com Escorpiões
Características gerais; Tipos de escorpiões: escorpião amarelo, preto e marrom; Sintomatologia, Como prevenir acidentes; Medidas Emergenciais.

2018-03-22T23:04:59+00:00março 22nd, 2018|Categories: SAÚDE|