O projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável” foi apresentado a produtores rurais durante a 3ª Feira Agropecuária que aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho no Parque Agropecuário Geraldo Cândido de Macêdo, no município de Parelhas, Rio Grande do Norte.
A apresentação ficou a cargo do médico veterinário do Senar-RN, Dr. Caio Galtieri, que explicou detalhes do projeto e sua importância para a atividade rural potiguar.
Nos últimos meses o projeto tem sido amplamente divulgado junto a produtores em eventos diversos pelo interior potiguar. Entre 19 e 31 de julho, por exemplo, o projeto foi apresentado durante a 64ª Festa da Colheita do município de Cruzeta, na região do Seridó.
Já no dia 10 do mesmo mês o “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável” foi exibido durante um Dia de Campo na Unidade de Referência Tecnológica (URT) do projeto, na Fazenda Barra da Cruz, situada no município de Angicos-RN, e contou com a participação de aproximadamente 100 produtores.
FORRAGEIRAS
O projeto é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – por meio do Instituto CNA – e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Desde 2017, o projeto tem por objetivo avaliar o potencial produtivo de plantas forrageiras às condições de clima e solo do semiárido e a capacidade de resiliência destas plantas às condições de pastejo por ovinos, bovinos de corte e leite.