Presidente José Vieira destaca potenciais do RN e defende parcerias com a Espanha
O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, participou nesta sexta-feira (07) da Reunião da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, realizada no auditório da agência de turismo Michelle Tour, em Natal. O evento, que reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de setores como agricultura, indústria, comércio, turismo e serviços, teve como objetivo fortalecer as relações comerciais entre o Nordeste brasileiro e a Espanha, com foco no Rio Grande do Norte (RN).
Vieira destacou que a fruticultura potiguar já conta com a presença de grandes empresas espanholas e afirmou que há potencial para ampliar as parcerias no setor agropecuário. “O Rio Grande do Norte, apesar de ser um estado pequeno e com poucas áreas agricultáveis, é extremamente competente e produtivo, principalmente na produção de frutas. Essas empresas vêm cada vez mais acreditando no RN, aumentando suas áreas por um simples motivo: temos água, solo e mão de obra, ao contrário da Europa, que enfrenta escassez de mão de obra no campo”, explicou.
O presidente da Faern/Senar também ressaltou as vantagens do RN em relação a estados vizinhos, como Paraíba e Ceará. “Diferentemente de outros estados, o Rio Grande do Norte tem água de subsolo e de superfície suficientes para irrigação. Estamos batendo recordes na exportação de frutas, e a Espanha é nossa principal porta de entrada na Europa”, completou.
Vieira colocou a Faern à disposição para intermediar as relações entre produtores potiguares e empresários espanhóis, facilitando o intercâmbio e garantindo segurança jurídica e condições favoráveis para os negócios. “Aqui oferecemos assistência técnica gratuita a todos os produtores rurais. Quando recebemos empresários e entidades da Europa, eles ficam impressionados com o trabalho que realizamos de forma totalmente gratuita, retornando os recursos que os produtores contribuem para a entidade”, afirmou.
O evento reforçou a importância de parcerias estratégicas para o desenvolvimento econômico do RN, com destaque para o setor agrícola e suas potencialidades de exportação.