O Sistema Faern/Senar participou, entre os dias 10 e 12 de setembro, do 3° Simpósio do Projeto Soldado Cidadão, realizado pelo Exército Brasileiro em parceria com o Ministério da Defesa. O evento ocorreu no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e contou com o apoio do Senar, Sesi, Senac, Sebrae, Sest-Senat e Faetec.

Durante os três dias de evento, o Senar-RN enviou como representantes os colaboradores Maluh Souza, Adriana Lopes e Fernando Souza, que participaram de toda a programação oferecida.

Colaborador Fernando Souza representando o Senar-RN

O Projeto Soldado Cidadão tem a missão de qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o Serviço Militar, complementando sua formação cívica-cidadã e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho após o período obrigatório junto às Forças Armadas.

O programa funciona desde 2004 e abrange todo o território nacional. Escolas técnicas e militares são parceiras na capacitação dos jovens que estão deixando a farda para retornar à vida civil.

O Simpósio tem como objetivos a troca de experiências entre projetos bem sucedidos, discutir a viabilidade da expansão dessas ações em âmbito nacional, além da apresentação de novas propostas de parcerias e o estreitamento de laços de cooperação  entre instituições e o Exército Brasileiro.

Pedagoga Adriana Lopes, do Senar-RN, também participou do simpósio

A participação do Senar-RN no Projeto Soldado Cidadão reforça o compromisso da instituição em promover a capacitação e qualificação profissional. Ao integrar essa ação, o Senar contribui com sua expertise em cursos de formação profissional voltados ao agronegócio, ampliando as oportunidades de emprego para os jovens e fortalecendo sua atuação na inclusão social e no desenvolvimento das comunidades em que esses cidadãos estão inseridos.