Por meio do Programa Cidadania Rural, O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-RN, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte, Fecomércio e FIERN, realizou o I Fórum do eSocial e suas Tecnologias, nesta terça-feira (12), no auditório do CTGás. O objetivo do evento, que reuniu cerca de 300 contadores, foi orientar os profissionais da área em relação à implantação das mudanças do eSocial e EFD-Reinf, cuja utilização obrigatória foi iniciada em janeiro de 2018 para as grandes empresas, ficando as demais para iniciarem em julho de 2018 e prevista para janeiro de 2019 a conclusão da implantação do eSocial. Já para os órgãos públicos, o eSocial torna-se obrigatório a partir de janeiro de 2019. A equipe da Gerência de Arrecadação (GEAR) do sistema FAERN/SENAR, representada pelo gerente Ubirajara Lopes e o técnico/advogado Frederico Leite, participaram do Fórum, que contou com a palestra do auditor fiscal da receita federal do Brasil, Cláudio Maia.
O Governo Federal mudará a forma de prestação de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, por meio dos programas do eSocial (instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas) e da EFD-Reinf (escrituração fiscal digital das retenções da contribuição previdenciária substituída).
“Precisamos estar preparados para entender e nos adequarmos às novas regras. Para isso, por meio do programa Cidadania Rural, o SENAR promove, ao lado de parceiros, seminários e fóruns para que o contador possa esclarecer as dúvidas sobre essa ferramenta e as mudanças que estão por vir”, disse Frederico Leite.
Quando totalmente implementado, o eSocial reunirá informações de mais de 44 milhões de trabalhadores do setor público e privado do país em um único sistema.