Senar-RN acompanha desenvolvimento da avicultura em Serra Negra do Norte
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (Senar-RN), por meio do projeto ATeG Total, tem atuado no fortalecimento da avicultura em Serra Negra do Norte. Nesta semana, os produtores Josué e Linete, da comunidade Lagoa da Serra, receberam a visita do Sindicato dos Produtores Rurais, representado por Odila, e do supervisor do Senar-RN, Jaltiery Bezerra (@jaltierybezerra). A visita teve como objetivo avaliar o andamento das atividades e o desenvolvimento dos produtores assistidos pelo técnico Antonio Rodrigo.
Desde o início da assistência técnica, mudanças estruturais foram implementadas para otimizar a produção. Josué destacou a importância do suporte recebido: “Eu já trabalhava com agricultura e, agora, com a assistência técnica do Senar em parceria com o sindicato, resolvi ampliar minha área. Estou construindo um galpão para aumentar a criação de aves, e essa orientação tem sido fundamental. Estou trabalhando com mais segurança e de maneira correta.”
O produtor já planeja expandir sua produção para aumentar a renda. “Já iniciei a compra de mais 100 pintainhas e, em breve, se Deus quiser, vamos ampliar ainda mais a produção”, afirmou Josué.
Ver essa foto no Instagram
Na visita a propriedade de Josué, o Senar também acompanhou a criação de galinhas de Dona Linete e seu filho Marcos. O técnico de campo Antonio Rodrigo comentou sobre a evolução da produção: “Aqui já temos 200 aves das raças BKB, Índio Gigante e Pescoço Pelado. O produtor optou por essas raças por questões de manejo e produtividade de ovos.”
O técnico também destacou melhorias na infraestrutura da propriedade. “A estrutura é bem rústica, fez o piso de concreto, de cimento, utilizou as madeiras da própria fazenda, já instalou uma câmara de segurança para ver as aves, instalou as águas, todas bem instaladas, e fez o seu círculo de proteção com compensado de móveis usados”, explicou Antonio Rodrigo.
O acompanhamento do Senar-RN segue contribuindo para a ampliação da produção avícola na região, garantindo melhores condições de trabalho e produção para os criadores.