Senar-RN conclui curso de irrigação em estufas no Complexo Penal de Pau dos Ferros

31 de outubro de 2025
Senar-RN conclui curso de irrigação em estufas no Complexo Penal de Pau dos Ferros

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (Senar-RN) concluiu, nesta quinta-feira (30), o Curso de Instalação de Sistema de Irrigação de Estufas voltado a internos do Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros (CPRPF). As aulas foram ministradas pelo Dr. Josímar Torres, instrutor do Senar-RN, na estufa construída dentro da unidade prisional, que passou a abrigar atividades permanentes de capacitação e produção agrícola.

A ação integra o Projeto de Produção Vegetal e Reintegração Social, que tem como objetivo promover formação profissional, inclusão social e reintegração de apenados por meio da implantação de sistemas produtivos sustentáveis.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Senar-RN, o Sindicato Rural de Pau dos Ferros, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal de Justiça do RN (TJRN), a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), com apoio operacional dos policiais penais da unidade.

Com a conclusão do curso e a implantação do sistema de irrigação, o Complexo Penal passará a produzir mudas frutíferas, hortaliças e olerícolas em estufa, ampliando as oportunidades de aprendizado e trabalho para a população privada de liberdade.

A iniciativa em Pau dos Ferros faz parte de um projeto inédito do Senar-RN, também em execução nas unidades prisionais de Apodi, Caicó, Caraúbas e Mossoró — onde o Senar já desenvolve um curso de Fruticultura na Penitenciária Doutor Mário Negócio. Ao todo, a proposta contempla 12 cursos por unidade, além de assistência técnica contínua em etapas como análise de solo, montagem de viveiros, irrigação, manejo de culturas e acompanhamento pedagógico.

 

 

Últimas

NOTÍCIAS

Últimas

FOTOS

Últimos

VÍDEOS