O Sistema Faern/Senar realizou nesta quinta-feira (1º) mais um Dia de Campo no município de Pureza em parceria com o programa Prospera Nordeste. Dessa vez os participantes retornaram a uma lavoura experimental de milho plantada no final de abril passado para conferir os resultados.
Durante o plantio, em abril, os representantes da Prospera criaram uma unidade demonstrativa para a produção de milho com alta produtividade. Antes disso, foi realizada uma análise de solo, adubação de correção e posteriormente o plantio.
“Apesar das dificuldades – houve muita chuva, o solo é muito arenoso – mas a gente vai conseguir uma boa produção. E nós aproveitamos esse momento para reunir vários agentes, produtores rurais, a fim de mostrar a potencialidade dessa variedade”, explicou o superintendente do Senar-RN, Luiz Henrique Paiva.
“O evento visa divulgar essa tecnologia tanto para técnicos quanto para produtores. Com o decorrer do tempo, utilizando-se essa tecnologia, a produtividade tende a aumentar mesmo sendo um milho de sequeiro”, completou Luiz.
O produtor Flávio Miranda, da cidade de Touros, acompanhou o momento do plantio, em abril, e agora veio conferir os resultados. Ele diz que também plantou o milho em sua propriedade e tem gostado do rendimento proporcionado pelo produto.
“Fiquei muito animado com o resultado, pois eu vi que mesmo os pés que não desenvolveram tanto produziram uma espiga muito boa. Daqui a 10 ou 15 dias já estarei colhendo na minha área e estou muito satisfeito com essa variedade”.
Também participaram do encontro representantes da Emparn, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Embrapa, além de produtores rurais da região e empresas privadas.