Senar-RN participa do 1º Seminário Potiguar de Ovinocaprinocultura
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (Senar-RN) participou, nesta sexta-feira (14), do 1º Seminário Potiguar de Ovinocaprinocultura. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura (Sape-RN), foi realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no polo de Lajes, com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes.
Com a presença de mais de 200 participantes, o Seminário foi organizado pelo Grupo de Trabalho da Política da Ovinocaprinocultura do RN, instituído pela Lei nº 1.965/2024. Durante o evento, produtores rurais, parlamentares, representantes de empresas públicas e privadas do setor e instituições de ensino discutiram estratégias para o fortalecimento da atividade no estado. A programação incluiu palestras, almoço de negócios e visita técnica à Fazenda Barra da Cruz, no município de Angicos.

Representantes do Sistema Faern/Senar
O Senar-RN esteve presente por meio do médico veterinário Caio Galtieri, que destacou a relevância da participação da instituição no evento. “Foi um dia muito proveitoso de interação, com vasto conhecimento compartilhado entre os produtores rurais da região, que atuam na pecuária do semiárido nordestino e potiguar”, afirmou.

Visita técnica para conhecer a Unidade de Referência Tecnológica (URT)
Uma das iniciativas apresentadas foi o projeto do Senar-RN “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável”, que desde 2017 analisa o desempenho produtivo de espécies forrageiras adaptadas às condições climáticas da região e sua resistência ao pastejo de ovinos e bovinos. Durante a visita técnica, os participantes conheceram a Unidade de Referência Tecnológica do projeto.
“Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as diversas espécies forrageiras cultivadas em regime de sequeiro em nosso experimento”, explicou Galtieri.
Ver essa foto no Instagram
O evento também contou com a presença dos deputados federais Benes Leocádio e Fernando Mineiro, além da deputada estadual Divaneide Basílio. Outro ponto abordado foi o funcionamento do Frigorífico César Militão, em Lajes, único abatedouro do estado com certificação sanitária para ovinos e caprinos, administrado pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão Cabugi (Acosc) e supervisionado pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn).