Senar-RN planeja ações do Projeto Aquicultura Brasil para atender 380 produtores no estado

13 de fevereiro de 2025
Senar-RN planeja ações do Projeto Aquicultura Brasil para atender 380 produtores no estado

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (Senar-RN) realizou, nesta quinta-feira (13), uma reunião de planejamento para a implementação do Projeto Aquicultura Brasil. O encontro contou com a participação dos técnicos de campo credenciados que atuarão no estado. A iniciativa é realizada por meio de um convênio entre o Senar, com atuação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), e o Governo Federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura.

No Rio Grande do Norte, 380 produtores serão atendidos, com foco na piscicultura e carcinicultura. Durante dois anos, técnicos realizarão visitas mensais de quatro horas às propriedades para fornecer assistência técnica. O projeto tem como objetivo capacitar os produtores rurais e contribuir para o aprimoramento da produção. A equipe da ATeG será composta por médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, engenheiros de pesca e aquicultura, além de técnicos em recursos pesqueiros.

Reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (13) no Senar-RN

A gerente da ATeG, Izaura Sales, informou que as visitas iniciais começarão em março, priorizando produtores que já iniciaram suas atividades comerciais. O projeto contará com equipes organizadas na proporção de um supervisor para cada 13 técnicos de campo. O atendimento será gratuito. “É formação educacional, evolução técnica, financeira e social. É tirar o produtor de uma realidade e elevá-lo para outro patamar”, explicou Izaura.

A coordenadora de projetos da ATeG, Larissa Mendonça, destacou o caráter educativo do programa. “A gente costuma dizer que a ATeG é educativa. Passamos dois anos acompanhando o produtor para que ele absorva o aprendizado e consiga dar continuidade ao trabalho. Queremos que ele aprenda e caminhe com suas próprias pernas”, afirmou.

Serviços oferecidos pelo Senar-RN através do Projeto Aquicultura serão gratuitos

Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, o Senar realizará treinamentos metodológicos para os técnicos antes do início das visitas a campo. A primeira visita ocorrerá em 1º de março, com atendimento voltado a produtores de peixe e camarão, abrangendo desde pequenos até grandes produtores que já estão na fase de comercialização.

 

 

Últimas

NOTÍCIAS

Últimas

FOTOS

Últimos

VÍDEOS