Contando com o empenho de instituições públicas e privadas, o Sistema Faern/Senar vem promovendo uma série de ações que têm ajudado a reativar a bacia leiteira da região do Mato Grande, promovendo desenvolvimento, movimentando a cadeia da bovinocultura de leite e gerando renda para produtores da região.

Segundo explica o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, cerca de 90 produtores rurais da região vem recebendo Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de forma gratuita na cadeia da bovinocultura de leite.

“Esse acompanhamento possibilita que, por meio das orientações dos técnicos de campo, os produtores otimizem o manejo nutricional dos animais, melhorem a ração, a parte de reprodução, vacinação, além da gestão da propriedade. Então o produtor recebe essa assistência diferenciada e isso consequentemente resulta no aumento da produção leiteira da região”, explica Vieira.

“O produtor recebe essa assistência diferenciada e isso consequentemente resulta no aumento da produção leiteira da região”, diz presidente José Vieira

Na cidade de Poço Branco, por exemplo, quando o Senar-RN começou a prestar Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para produtores de leite, em maio de 2023, o maior gargalo identificado era com relação à comercialização do leite, o que acabava dificultando as ações do Senar, principalmente na parte da assistência técnica.

Por meio da técnica de campo Jéssica Taiomara, o Senar iniciou uma série de conversas com empresas privadas para a viabilizar a compra do leite produzido em Poço Branco. O diálogo avançou e foi fechada uma parceria entre o Senar, a Clan e a Prefeitura de Poço Branco para a instalação de um tanque de armazenamento na cidade.

A empresa começou a recolher o leite dos produtores do município em fevereiro de 2024. Na primeira coleta, naquele mesmo mês, foram retirados 206 litros. O volume foi aumentando e atualmente a empresa tem recolhido uma média de 24 mil litros por mês. Com o sucesso na parceria, a empresa também estendeu a coleta para produtores da cidade de Taipu.

“Hoje são 14 produtores colocando leite nesse tanque, sendo que 8 deles recebem assistência técnica e gerencial do Senar de forma gratuita. Então nós estamos vendo o resultado do nosso trabalho e isso tende a ser ainda melhor, pois agora eles estão melhorando a parte de genética, a ração e, como técnico, a gente fica muito feliz”, comenta a técnica Jéssica Taiomara.

RETOMADA E AMPLIAÇÃO

O aumento na produção de leite também induz toda uma cadeia de produtos, o que ajuda a fortalecer a economia da região. “Aqui na região, como a Clan está levando cerca de seis mil litros de leite por semana, está entrando por volta de R$ 60 mil por mês na região, de uma receita que não entrava anteriormente. E é válido ressaltar que os produtores não deixaram de vender para quem eles já vendiam, ou seja, eles ganham das duas formas”, acrescenta Taiomara.

Senar-RN atende cerca de 90 produtores de leite na região do Mato Grande

Diante dos resultados positivos e do empenho de todos os envolvidos, já há conversas adiantadas para a instalação de um tanque de armazenamento de leite em Bento Fernandes e em João Câmara.

Ao todo, o Senar-RN atende na região cerca de 90 produtores na cadeia da bovinocultura de leite, o que inclui as cidades de Poço Branco, Taipu, Bento Fernandes, João Câmara e Ceará-Mirim.