Senar-RN transforma produção de suínos e aumenta lucro de produtor na Serra do Cajueiro
Na Serra do Cajueiro, zona rural de Florânia, o produtor Jeovan Ferreira é exemplo de como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RN vem mudando realidades no campo. Em pouco tempo, sua criação de suínos deixou de registrar perdas e passou a gerar renda, crescimento e perspectivas para o futuro.
“Eu trabalhei muito tempo com suínos, comecei um ano praticamente errado. Aí tive conhecimento que tinha um curso do Senar acompanhado com o Gabriel e os outros companheiros dele… Aí eu pedi para o Gabriel, e ele começou a dar assistência a gente”, relembra Jeovan, ao falar sobre o início da parceria.
O acompanhamento técnico ficou a cargo de Gabriel Dantas, técnico de campo do Senar-RN. Logo nas primeiras visitas, ele identificou os pontos críticos da produção: ausência de anotações sobre manejo e custos, perdas de leitões e baixa produtividade das matrizes.
“Dentro da gestão, o produtor tinha uma grande dificuldade, porque não realizava registros, nem reprodutivos dos animais, nem de receita e despesa. Hoje ele consegue, através do sistema e do caderno, anotar tudo. Isso facilita a tomada de decisão e aumenta a lucratividade”, destacou Gabriel.
A mudança foi rápida. No Sítio Serra Nova, onde Jeovan começou com poucos animais, a produção hoje soma cinco matrizes e 33 suínos, com previsão de chegar a 44 animais no próximo ciclo. Mais do que os números, ele celebra a redução da mortalidade de leitões e o fim das perdas financeiras.
“Antes de Gabriel dar assistência, eu trabalhava praticamente errado, sem ter noção, perdendo dinheiro, morrendo muitos leitões meus. Hoje eu só tenho a agradecer a Deus em primeiro lugar, e segundo a meu amigo Gabriel, que está dando assistência completa, praticamente foram os braços e as pernas da gente”, conta o produtor.
Com organização, gestão e boas práticas de manejo, a produção que antes era negativa agora é lucrativa. A experiência de Jeovan mostra na prática a força transformadora da ATeG do Senar-RN, que alia conhecimento técnico e acompanhamento de perto para impulsionar a produtividade e melhorar a qualidade de vida de famílias do campo.
Ver essa foto no Instagram
Daniel Guimarães – Comunicação Senar-RN









