Caravanas do Sistema Faern/Senar movimentam o Parque Aristófanes Fernandes pelo 3º dia seguido
O Sistema Faern/Senar trouxe nesta quarta-feira (15) mais caravanas de produtores rurais ao Parque Aristófanes Fernandes para a 63ª Festa do Boi. Quase 300 produtores vindos de Lajes, Campo Grande, Serra Negra, São Paulo do Potengi, Senador Eloi de Souza, Bom Jesus e Assú participaram das atividades promovidas pelo Sistema ao longo do dia.
No auditório do Centro de Treinamento, a programação começou com a palestra “Principais doenças que impactam no sucesso da reprodução de bovinos e como prevenir”, ministrada pelo médico-veterinário Dioge Ribeiro. Em seguida, o professor Hailson Alves Ferreira, da EAJ/UFRN, abordou o tema “Sanidade vegetal: a importância dos cultivos agrícolas”. À tarde, o espaço recebeu o Conexão Faern Jovem: Agro em Movimento, oficina conduzida por Adelílian Baracho, Yasmin Marques e Izaura Sales, representantes da Comissão Nacional de Novas Lideranças do Agro e da Faern Jovem.
Na Carreta do Agro, as atividades incluíram a palestra “Do campo à mesa: a importância do manejo correto na cultura da banana”, com a técnica em Fruticultura Niedja Camila, e a apresentação sobre “Sanidade vegetal do cajueiro”, ministrada pela engenheira agrônoma Daniele Martins.
Na Cozinha do Senar, a zootecnista Ana Carolina Chaves demonstrou técnicas de beneficiamento de carnes de ovinos e caprinos, destacando boas práticas de aproveitamento e valorização dos produtos locais.
O Espaço Juntos pelo Agro recebeu o Seminário de Ruminantes, com palestras sobre “Zootecnia de precisão na prática”, ministrada pelo professor Tiago Gonçalves Pereira Araújo (UFCG); “Indicadores da qualidade do leite no RN: diagnóstico atual e perspectivas futuras”, com o professor Adriano Henrique do Nascimento Rangel (UFRN); e “Os 10 passos para implantação da pecuária de ciclo curto”, apresentada por José Sidnei Bezerra de Lima, da SZOO Consultoria.
Ver essa foto no Instagram









