Faern/Senar reúne Aneel e Neoenergia Cosern para discutir renovação da concessão e demandas do setor rural

15 de agosto de 2025
Faern/Senar reúne Aneel e Neoenergia Cosern para discutir renovação da concessão e demandas do setor rural

O Sistema Faern/Senar realizou, nesta quinta-feira (14), no Hotel Barreira Roxa, em Natal, uma reunião para tratar de questões do setor energético com foco nas demandas dos produtores rurais. O encontro contou com a presença do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Fernando Mosna, e da diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, recebidos pelo presidente da Faern, José Vieira.

A principal pauta foi o processo de renovação da concessão da Neoenergia Cosern, atualmente em análise pela Aneel e, posteriormente, pelo Ministério de Minas e Energia (MME). A proposta prevê a prorrogação da concessão por mais 30 anos a partir de 2028. Durante a reunião, a distribuidora apresentou dados sobre a operação no estado, incluindo o atendimento a 1,7 milhão de clientes nos 167 municípios potiguares, além de investimentos previstos para os próximos anos.

Entre as demandas do setor agropecuário, destacou-se a flexibilização do benefício tarifário que concede desconto no consumo de energia em horários de menor demanda, conhecido como ‘horário do irrigante’. A proposta é adotar, no RN, modelo semelhante ao da Paraíba, que permite o uso do desconto em horários alternativos definidos em conjunto com os produtores. Segundo José Vieira, a medida traria mais segurança ao trabalho no campo, reduziria riscos de acidentes e evitaria prejuízos nos sistemas de cultivo irrigado.

“Isso é importante para o nosso setor: a gente evita acidentes de trabalho e problemas em sistemas de irrigação. É muito complicado para os agricultores quando o dia já começa com essas dificuldades”, afirmou o presidente José Vieira.

Presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, durante reunião nesta quinta-feira (14) / Foto: José Aldenir

Também foram discutidos temas como impactos tarifários, prazos regulatórios, transição energética e efeitos do marco legal sobre a geração distribuída e centralizada.

“A gente se coloca à disposição para todas as oportunidades de melhoria, com a certeza de que estamos fazendo um excelente trabalho e aproveitando oportunidades como essa para nos tornarmos ainda melhores”, disse a presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes.

Diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, destacou os avanços da distribuidora no RN / Foto: José Aldenir

O diretor da Aneel, Fernando Mosna, destacou que a agência está analisando o pedido de prorrogação da concessão de distribuição da Neoenergia Cosern por mais 30 anos. Segundo ele, a avaliação considera dois aspectos: o critério de qualidade e o aspecto econômico-financeiro, sempre em conformidade com a legislação, a Lei de Outorgas e Concessões, para garantir a prestação de um serviço adequado.

“Quando temos a oportunidade de ouvir os consumidores, isso robustece a decisão que o regulador vai tomar”, afirmou.

Diretor da Aneel, Fernando Mosna, ouviu os setores e esclareceu o contrato de concessão da distribuidora de energia no Estado / Foto: José Aldenir

Participaram do encontro representantes da Faern, Fiern, Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Academia Brasileira de Direito do Agronegócio (ABDG), Distrito de Irrigação do Baixo Açu (DIBA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex), Cooperativa dos Plantadores de Cana do RN (Coplacana-RN), Associação dos Plantadores de Cana do RN (Asplan-RN), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN), Fecomércio, Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc), Sebrae-RN, Federação dos Municípios do RN (Femurn), além de representantes da Sensur e da Aper.

Confira mais registros do encontro entre setor produtivo, Aneel e Neoenergia Cosern:

Daniel Guimarães – Comunicação Faern/Senar

Últimas

NOTÍCIAS

Últimas

FOTOS

Últimos

VÍDEOS