IPDR acompanha resultados do projeto de produção irrigada em João Câmara
A superintendente do IPDR, Larissa Mendonça, destacou que a iniciativa alia piscicultura e produção agrícola por meio da irrigação por gotejamento. O sistema permite aproveitar a água dos tanques de peixes para a plantação de diversas culturas, como de milho, feijão e pimentão, aumentando a eficiência e reduzindo desperdícios.
“Estamos aqui em João Câmara acompanhando de perto a conclusão e os resultados da terceira etapa do projeto”, afirmou Larissa. “Nos próximos seis meses iremos despescar cerca de mil peixes com peso entre 800 gramas e um quilo, enquanto a água continuará sendo utilizada para fortalecer a produção vegetal.”
Ver essa foto no Instagram
O técnico responsável, Siderley Andrade, reforçou os benefícios do processo. Segundo ele, a água proveniente da piscicultura é rica em nutrientes que favorecem o crescimento das lavouras. “Essas águas são ricas em micro e macronutrientes, responsáveis por um melhor desenvolvimento das culturas exploradas”, explicou.
Larissa Mendonça também ressaltou o diferencial da próxima etapa. “O produtor irá receber o técnico de campo mensalmente em sua propriedade, para orientá-lo tanto na produção vegetal quanto na de peixe. É uma assistência técnica e gerencial contínua e totalmente gratuita”, destacou.
Para o mobilizador social Messias Araújo, os resultados já podem ser sentidos na região. “Nós temos hoje resultados tanto na cidade de João Câmara, como na de Taipu e na de Touros. Só na região do Mato Grande, são 10 famílias beneficiadas que foram escolhidas a dedo para que realmente chegue em quem precisa.”
Na avaliação da superintendente do IPDR, a satisfação dos produtores é um indicativo positivo. “Está sendo muito satisfatório ver a felicidade do produtor em ter recebido esse projeto. E mais feliz ainda é ver que o produtor está executando exatamente as orientações técnicas repassadas pelo nosso técnico. Com isso, ao final do projeto, ele vai conseguir obter os resultados esperados.”
O produtor beneficiado Marcelo Batista comemorou os avanços. “Esse projeto que vem, a gente já plantou aqui, já tem milho verde na área, vamos plantar pimentão e vai dar certo. Em nome de Jesus, isso já deu. E a criação do peixe está dando certo também. Obrigado, senador Styvenson, ao Messias e à turma que veio aqui. A todo mundo que veio estar aqui, obrigado.”
Larissa Mendonça concluiu reforçando a missão do Instituto. “Esse é o diferencial do Instituto: levar desenvolvimento, fomentar o agro do nosso estado e levar oportunidade para o homem do campo.”
Ver essa foto no Instagram









