Mulheres em Campo impulsiona geração de renda e protagonismo feminino em Currais Novos

4 de agosto de 2025
Mulheres em Campo impulsiona geração de renda e protagonismo feminino em Currais Novos

O Sistema Faern/Senar marcou presença na Festa de Sant’Ana, em Currais Novos, com a exposição de produtos e experiências do programa Mulheres em Campo. A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Potiguar de Desenvolvimento Rural (IPDR), tem transformado a realidade de agricultoras familiares, oferecendo capacitação em gestão, empreendedorismo e ferramentas para desenvolver o negócio rural.

A instrutora do programa, Rosângela Dantas, destacou que a ação representa uma oportunidade de valorização e reconhecimento das mulheres no campo. “O propósito é trabalhar o empreendedorismo e as ferramentas de gestão, ensinando-as a transformarem suas atividades produtivas em negócios. É um projeto encantador para que essas mulheres possam se ver como protagonistas do seu próprio trabalho”, afirmou.

Produtos em exposição na Festa de Sant’Ana, em Currais Novos / Foto: Ascom Senar-RN

Na avaliação da gestora de projetos do Sistema Faern/Senar, Daiana Porto, a participação na feira reforça os resultados alcançados pela iniciativa. “A Feirinha das Mulheres é mais que um evento, é o marco concreto dos resultados do projeto de capacitação técnica para o desenvolvimento da empresa rural do nosso estado. Esse trabalho, fruto de uma emenda parlamentar do deputado Benes Leocádio em parceria com o MDA, já entregou mais de 1.300 horas de capacitação em sete temáticas distintas”, explicou.

Para a produtora rural Vitória Bezerra, o programa representou um divisor de águas. “Eu não vendia nada, comecei a fazer docinhos e estou bem feliz. Antes mesmo de chegar na feira já tinha vendido bastante”, contou.

Mulheres em Campo: Trabalho, renda e protagonismo feminino / Foto: Ascom Senar-RN

A agricultora Rosana Cristina, aluna do programa e presidente da Associação Saco dos Veados e Totoró de Baixo, também celebrou os resultados. “O Senar é um parceiro muito importante. As mulheres vêm se capacitando e cada uma gerando a sua própria renda familiar. Isso é muito gratificante para todos nós agricultores”, disse.

A gestora administrativa do Sistema Faern/Senar, Graciele Guedes, reforçou a importância do trabalho conjunto. “O IPDR não poderia ficar de fora deste importante evento, apoiando a inovação, o empreendedorismo e a formação de novas parcerias”, afirmou.

O projeto de Capacitação Técnica para o Desenvolvimento da Empresa Rural no RN, que há dois anos oferece o programa Mulheres em Campo, já é reconhecido por fortalecer a geração de renda, a autonomia e o protagonismo das mulheres no campo potiguar. 

Confira o vídeo produzido durante o evento, e conheça o programa Mulheres em Campo:

 

Daniel Guimarães – Ascom Faern/Senar

Últimas

NOTÍCIAS

Últimas

FOTOS

Últimos

VÍDEOS