Senar-RN amplia atuação no sistema prisional com visita técnica ao Complexo Penal de Pau dos Ferros
O Senar-RN participou, na terça-feira (18), de uma visita técnica ao Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros para acompanhar o avanço do Projeto de Produção Vegetal e Reintegração Social. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), o Tribunal de Justiça do RN (TJRN), o Sindicato Rural de Pau dos Ferros e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
O projeto integra produção agrícola, formação profissional e ações de reintegração social para pessoas privadas de liberdade, com implantação de áreas produtivas para cultivo de frutas, hortaliças e produção de mudas, além de uma programação de 60 cursos de Formação Profissional Rural.
A unidade de Pau dos Ferros iniciou as atividades do viveiro, que inclui a implantação da estrutura, capacitações e organização das primeiras práticas de cultivo. A produção será voltada ao consumo interno e, quando possível, à comercialização.
O complexo abriga o maior viveiro já implantado pelo Senar-RN em unidades prisionais, com uma estufa orgânica de 20 x 30 metros, considerada uma das maiores do estado. A unidade também dispõe de duas salas de aula, onde 12 internos cursam ensino superior.
O projeto está em execução ainda nas penitenciárias de Apodi, Macaíba, Mossoró e Caraúbas. Todas as unidades contam com Assistência Técnica contínua do Senar-RN, com orientações que vão da análise de solo ao manejo das culturas.
A visita contou com a presença do superintendente do Senar-RN Luiz Henrique Paiva, da juíza da 3ª Vara Regional de Execuções Penais do TJRN Cinthia de Medeiros, da juíza auxiliar da Presidência do CNJ Solange Borba Reimberg, e do assessor técnico da CNA Wesley Passaglia.
Também participaram a prefeita de Pau dos Ferros Marianna Almeida, o diretor da unidade Caio Sampaio, o representante da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Padre Flávio, a presidente do Sindicato Rural de Pau dos Ferros Maria Edileuza, e o coordenador do polo Queiroz Neto.
Ver essa foto no Instagram
Daniel Guimarães – Ascom Senar-RN









