A trajetória do produtor rural Ítalo Yure, 19 anos, na cadeia produtiva Bovinocultura de Leite, começou ainda na infância quando acompanhava o seu avô Luzimar Maia Fernandes nas atividades de campo e, principalmente, no momento da ordenha. “Uma vez ele me pediu para retirar o leite, eu apenas disse que ele podia escolher a vaca e fazer, e foi daí que vi que ele realmente tinha jeito”, disse o avô, orgulhoso do neto que hoje é referência no município de Rafael Fernandes.

O jovem aprimorou a gestão da propriedade com a chegada do programa AgroNordeste  por meio do SENAR/RN. Antes eram em média 5 litros de leite por vaca, atualmente são 11 litros por vaca diariamente. Os bons índices é fruto do trabalho conjunto com a zootecnista e técnica de campo Ana Paula Pinheiro “Iniciamos o trabalho em meio à pandemia, mas isso não dificultou o produtor que sempre questionou por vídeos, fotos e todas as dúvidas eram sanadas. Começamos a anotar todas as informações no caderno do produtor para acompanhar os custos e as receitas, além disso, temos todo o acompanhamento do manejo sanitário com todas as vacinações, manejo nutricional“, destacou.

Após o acompanhamento técnico, Ítalo realizou silagem, construiu a sala de ordenha montada, um galpão de armazenagem de tanque, neste período ele também teve acesso ao crédito rural. “Nosso objetivo é melhorar a parte genética do rebanho com a compra do animal reprodutor e aumentar a produção de leite”, enfatizou o jovem produtor, que ainda destacou a satisfação com a assistência técnica e gerencial do SENAR/RN, que chegou para auxiliar de forma adequada, pois eu não tinha noção da parte gerencial e hoje tenho o controle total.

Assista ao vídeo: