Projetos Senar

/Projetos Senar
Projetos Senar 2018-03-05T10:36:28+00:00

Água e Renda

Parceria com a Voltalia para realização de 11 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social na Serra no Mel, sendo ministradas 22 turmas ao todo que capacitaram mais de 264 produtores rurais.

Status: Finalizado
Período: 2015 a 2017

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL E ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO MATO GRANDE

O projeto “Agricultura Familiar: tecnologia, capacitação e empreendedorismo no semiárido do Rio Grande do Norte”  é patrocinado pela Brookfield Energia Renovável, por meio do subcrédito social do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Tem duração de um ano e seis meses, beneficiando cerca de 150 famílias rurais dos municípios de João Câmara e Parazinho, com oficinas de planejamento, realização de cursos da Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e serviços de assistência técnica.

PROJETO DE FORTALECIMENTO DA CAJUCULTURA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA AO PRODUTOR NO RIO GRANDE DO NORTE

O convênio entre SENAR/RN e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com duração de um ano, prevê beneficiar cerca de 340 produtores rurais em 17 municípios do estado, entre os meses de Fevereiro e Novembro de 2018. Além de um de Curso de Manejo e Gestão da Cajucultura de 100 horas, os produtores receberão assistência técnica continuada, para apoio do plantio à comercialização.

Programa de Qualificação e Assistência Técnica Continuada para Fortalecimento da Bovinocultura de Leite da Agricultura Familiar no RN

O convênio entre SENAR-AR/RN e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que teve duração de um ano e dois meses, beneficiou cerca de 400 produtores rurais de 22 municípios do estado, entre os meses de Maio e Junho de 2017. Além de um de Curso de Gestão de Empreendimentos Rurais de 40 horas, os produtores participaram de oficinas de 8h sobre Conservação de Forragem, Manejo Reprodutivo, Práticas Sanitárias, Controle Zootécnico, Ordenha Higiênica e Manejo Alimentar.

Status: Finalizado

Sertão Empreendedor

O programa Sertão Empreendedor, parceria do SENAR com o SEBRAE, é um projeto de Assistência Técnica que objetiva estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, visando promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais, através do fomento a inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

Foi iniciado em Setembro de 2014 com 35 municípios. Em 2015 foram atendidos 44 municípios e 570 produtores inicialmente em cinco cadeias produtivas (Bovinocultura, Avicultura, Fruticultura, Ovinocaprinocultura e Apicultura). Com a necessidade de aumento de renda dos produtores, passou-se a atender mais três cadeias complementares (Suinocultura, Piscicultura e Horticultura). Na conclusão da primeira etapa do projeto foram contemplados 41 municípios e 468 produtores no estado.

Dentre as principais ações realizadas no programa estão a construção de barragens subterrâneas, produção de feno, silagem, dieta com espécies nativas, plantio de palma e sorgo e criação e implantação de um sistema de reuso de águas servidas para irrigação.
No ano de 2018 o projeto iniciou uma nova etapa, com 30 municípios e 300 produtores atendidos.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS DISPONÍVEIS

Visit Us On FacebookVisit Us On InstagramVisit Us On YoutubeVisit Us On Twitter