O sonho da aprovação em um concurso público foi realizado para dois alunos do curso Técnico em Agronegócio, promovido pela Rede e-TEC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Rio Grande do Norte – SENAR-RN. Luiz Gurgel Alberto Junior  e  Francisco Wagner da Silva – receberam recentemente o certificado de Técnico em Agronegócio e a notícia da aprovação em um concurso público. O Senar-RN já certificou 97 técnicos em Agronegócio, 11 turmas concluíram e cinco (5) turmas estão em andamento.

Luiz Junior, 28, mora em Apodi-RN, foi aprovado no concurso público da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Ceará  (Ematerce) para o cargo de sua formação.  Luiz explica que percebeu que área do Agronegócio estava em alta e sabia que a formação profissional na área era importante para o desenvolvimento do Agronegócio no Brasil. “Foi então que apareceu a oportunidade desse curso na minha cidade, de imediato fiz minha matrícula, pois, além de ser uma área que sempre gostei, percebi que era um curso novo, com poucas turmas formadas pelo país, e eu já visava que surgiria oportunidade de concurso público”, destaca o aprovado.

A rotina não era fácil para o técnico em Agronegócio que também cursava em outra cidade o curso de Ciências Contábeis. “De segunda a sexta eu ia a Mossoró e, aos sábados, tinha aula do curso Técnico em Agronegócio, que era um curso muito exigente, principalmente com relação à presença dos alunos”, falou o aluno que relata que a faculdade ajudou em muitas disciplinas como: Economia Rural, Administração Rural, Gestão de Custos, Finanças Aplicadas ao Agronegócio, Gestão de Projetos, Contabilidade Rural e outras disciplinas que estão diretamente vinculadas com a contabilidade.

Já Francisco Wagner da Silva concluiu recentemente o curso Técnico em Agronegócio, e está aguardando sua convocação para assumir a vaga de Técnico em Agronegócio do Município de Lajes-RN. Formado em Licenciatura Geografia, ele fez quatro (4) concursos públicos, mas foi o para Técnico em Agronegócio que ele obteve aprovação.

“No decorrer do curso de Agronegócio eu me identifiquei com o setor e descobri a importância do Agronegócio para minha cidade e, a partir desse momento, intensifiquei os estudos, comecei a procurar estágios e locais de trabalho com a ajuda dos professores. O curso proporcionou uma experiência ímpar, pois, o curso foi completo  com aulas teóricas e práticas e com um sistema pedagógico voltado para o mercado de trabalho”, destacou.

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

Também morador de Apodi, Dário Felipe Pereira de Oliveira, 26, foi alunos de cursos promovidos pelo Senar-RN na sua cidade, Operação e Manutenção de Motoniveladora, Operação e Manutenção de Tratores e Arados Agrícolas, Operação e Manutenção de Retroescavadeira e Suinocultura Básica. Com o certificado de um deles, Felipe conquistou a aprovação, sendo o primeiro colocado no certame para o cargo de Operador de Máquinas Pesadas da Prefeitura de Apodi. “O Senar-RN forneceu uma experiência muito boa, onde foi 50% da minha aprovação, não tinha muito habilidade na área, mas após o curso eu fui capacitado”, disse Felipe, que agora visa ingressar no ensino superior.

 

Dário Felipe Pereira de Oliveira –  Aprovado para o cargo de Operador de Máquinas Pesadas da Prefeitura de Apodi.

Francisco Wagner da Silva – Aprovado para o cargo Técnico em Agronegócio – Prefeitura de Lajes

Luiz Gurgel Alberto Junior – Aprovado para o cargo Técnico em Agronegócio – EmaterCE