Caminhos para a paz no campo: 3º Seminário discute Segurança Pública Rural

 

A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern) promoveu, na segunda-feira (01), o 3º Seminário sobre Segurança Pública Rural, onde entidades do setor rural do estado, produtores rurais, agentes da segurança pública do estado e representantes do Poder Legislativo discutiram medidas para combater a insegurança no interior do Rio Grande do Norte.

O seminário contou com três painéis, o primeiro sobre o cenário da segurança pública no meio rural potiguar e a experiência do estado de Goiás. O painel contou com a participação do tenente Vinicius de Melo Roldão (PM de Goiás) que falou sobre a Patrulha Rural Georreferenciada; do secretário de Segurança Pública do RN, coronel Araújo, e do comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo.

“Nossa participação no seminário teve o objetivo de compartilhar o trabalho preventivo, a Patrulha Rural Georreferenciada, que conseguiu a redução significativa da criminalidade nas regiões que foram implantadas no estado de Goiás. O programa tem o cadastramento das propriedades para que possa minimizar o tempo de resposta da Polícia”, destacou o tenente Roldão, que ainda enfatizou a ronda ostensiva realizada pela PM nas áreas rurais.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN, coronel Araújo ressaltou a experiência da PM de Goiás e informou que a metodologia é adequada para o Rio Grande do Norte.  Os resultados e o formato do trabalho da PM de Goiás devem ser conhecidos por policias do RN, conforme destacou no evento o coronel Alarico Azevedo que designou oficiais para o trabalho.

Na sequência, o seminário discutiu o papel dos diferentes atores para melhorar a segurança nas áreas rurais, com a presença da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil do RN e do secretário de Segurança de São Gonçalo do Amarante. Os debatedores explicaram as metodologias aplicadas para atender as ocorrências.

O último painel destacou a inovação e a participação da sociedade organizada na melhoria da segurança no meio rural, nesta discussão participaram Augusto César de Andrade, da Federação da Agricultura de Goiás; Plinio Donizetti Pereira, da Empresa Earth Brasil; e Frederico Araújo da Silva Lopes, do Instituto Metrópole Digital.

O presidente da Faern, José Vieira, encerrou o seminário apresentando os encaminhamentos e destacando o papel da Federação do RN em prol dos produtores rurais “A função da Faern é defender os direitos e interesses de todos os produtores rurais. O tema que tratamos hoje é muito relevante e, por isso, vamos trabalhar unidos com as polícias para implantar as ações efetivas. No momento oportuno vamos fazer o cadastramento das propriedades no sistema”, falou Zé Vieira, que ainda anunciou que o deputado federal Benes Leocádio entregou  uma cópia da solicitação à bancada federal do RN para que uma das emendas impositivas seja destinada para investimentos e ampliação de ações de segurança pública  nos municípios.

Participaram também do evento o secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha; o deputado estadual Hermano Morais; o deputado federal Benes Leocádio; o superintendente regional da Conab, Boris Pinheiro; e o diretor presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão.