Em João Pessoa-PB, até a próxima quarta-feira (28) acontecem o X Congresso Internacional de Palma e Cochonilha e a 3ª edição do Agropec Semiárido. Nesta segunda (26) foi realizada a solenidade de abertura dos eventos com a participação do presidente do Sistema FAERN/SENAR, Zé Vieira, e do assessor técnico, Henderson Abreu.
Uma caravana enviada pelo SENAR/RN composta por mais de 50 pessoas (gerentes, educadores, coordenadores e alunos da Formação Técnica) participam da programação. O evento contempla 90 palestras e oficinas com assuntos diversos, nas salas temáticas: Agroindústria e comercialização; Agrotech; Empreendedorismo; Palmas e outras cactáceas; Cozinha experimental; Produção Animal e Sustentabilidade no Semiárido.

O Sistema CNA/Senar montou um estande no Agropec para apresentar as iniciativas aos produtores rurais. Uma das atrações é um túnel onde o visitante terá acesso a um painel de audiovisual para saber mais sobre a “Convivência Produtiva com a Seca”. O Projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável também está com um estande no evento. Além disso, técnicos do Sistema CNA/Senar farão palestras no Agropec durante toda a semana. Em seu discurso na abertura dos eventos, João Martins destacou o crescente interesse pela cultura de palma no país, principalmente para uso na alimentação na pecuária do semiárido.

“Suas características de alta palatabilidade, produção de biomassa e resistência à seca fazem dessa planta um alimento valioso para os rebanhos da região. A palma vem conquistando o seu espaço no país e acreditamos no crescimento do seu uso pecuário nos próximos anos. Durante a minha gestão, transformei essa meta em uma das bandeiras da CNA”, afirmou.

A solenidade de abertura  também contou com a participação do presidente da CNA, João Martins; do diretor geral do SENAR, Daniel Carrara; do presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, Mário Borba; além da embaixadora do México, Laura Valdés; do presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles; e presidentes de Federações da Agricultura de MG e da BA.