Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do RN (SENAR/RN) ofereceu o curso de Panificação para a Associação da Comunidade Quilombola de Cajazeiras, no município de Santo Antônio. Ao final do curso foram produzidas mais de 25 receitas.
“O curso é de Formação Profissional Rural e passamos a semana produzindo vários insumos trazendo para a realidade delas. Nós trabalhamos com diversos produtos regionais e produzimos pães de palma, beterraba, jerimum, de batata doce com segurança alimentar e nutricional. Nosso objetivo é que elas finalizem o curso sabendo manusear pães e massas de forma higiênica e sanitária do insumo até a comercialização”, destacou Bárbara Isabaux, educadora do SENAR/RN responsável pelo curso.
O curso contribuiu para a qualificação das produtoras que aprenderam a forma correta de produção de pães caseiros e outras variedades de produtos de panificação. Além disso, o curso ensinou diversas receitas como também a aplicação de boas práticas de higiene, técnicas de produção e equipamentos e utensílios básicos na fabricação dos alimentos.
“Para o SENAR/RN melhorar vidas é um compromisso, é missão. Atuar aqui na Comunidade e melhorar a qualidade de vida delas e saber que as alunas vão aproveitar os alimentos, enriquecer a alimentação e, ainda, ter a possibilidade de fortalecer enquanto empreendedoras é enriquecedor”, disse Heloísa Melo, pedagoga do SENAR/RN.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio Beto Madruga enfatizou a importância da parceria com o Sindicato e incentivou as alunas para comercialização dos produtos. “Nós fomos procurados pela Associação e, agora, com esse curso de Panificação só vem agregar para as alunas, que podem comercializar na região e fora. A Associação tem uma estrutura boa para diversos cursos e pode contar com o Sindicato para viabilizar mais ações”, falou.
Para as participantes o resultado foi gratificante e com o conhecimento adquirido a expectativa das mulheres da Associação é comercializar os produtos para complementar a renda.
“Pretendemos crescer e revender nossos produtos e em relação ao curso só temos que agradecer ao Senar/RN e a professora Bárbara pelas receitas ensinadas, aproveitamos para solicitar mais cursos para continuarmos nos capacitando”, destacou Mauriceia Silva, presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Cajazeiras.
Também participaram do encerramento do curso o prefeito de Santo Antônio, Raulison Ribiero; Cição entre outros membros do Sindicato Rural de Santo Antônio.