A relação entre o mercado de trabalho e a educação profissional foi o tema do painel de abertura do 2º Seminário de Educação Profissional do Rio Grande do Norte, que teve início hoje (24) e segue até amanhã (25), no Holiday Inn Natal Hotel. Participam mais de 200 pessoas, entre profissionais ligados à área, estudantes e interessados no assunto.

O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com SENAR, Senai, Sebrae, Sest/Senat, UnP, IFRN e Governo do Estado.

Em sua palestra, o consultor e professor, Dr. Paulo Imbuzeiro, destacou a necessidade do Brasil crescer em competitividade e reforçou a importância dos investimentos em educação profissional.

“A falta de profissionais qualificados afeta diretamente o desenvolvimento do País. Falando em competitividade, o Brasil perdeu algumas posições nos últimos anos. Alguns estudos mostram que estamos na 75º colocação. Sabemos que existem vários fatores, mas um dos principais é o fato de termos um pequeno contingente de jovens que fazem a Educação Profissional com a Educação Regular”, reforçou.

O diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, mediador do Painel, destacou os bons resultados que o Brasil tem alcançado nas competições internacionais de educação profissional. “As posições de destaque que o País tem obtido são um termômetro da qualidade do ensino que praticamos, porém precisamos avançar e nos aproximarmos cada vez mais do mercado, estando atentos às necessidades do setor produtivo”, afirmou.

Também participaram como debatedores o vice-presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Pedro Terceiro de Melo, e o presidente da Fruticoop, Francisco Canindé da Costa.

A secretária de estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, Cláudia Santa Rosa, destacou que o evento tem uma significativa importância para a rede estadual de educação. “Temos um grande compromisso com a implantação do Ensino Médio Integrado. Ainda precisamos avançar bastante, ajustando processos e obtendo os investimentos necessários para que a educação profissional na rede estadual de fato ocorra”, disse em seu pronunciamento.

Outro destaque na primeira manhã do evento foi a apresentação de jovens da Orquestra de Cordas do Sesc Cidadão Natal, projeto desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN na Vila de Ponta Negra, sob regência do maestro Eugênio Graça.

 

O 2º Seminário de Educação Profissional do RN é uma das ações do Fórum de Educação Profissional RN, grupo formado por organizações públicas, privadas e Sistema S, para discussão de uma agenda permanente de diálogo entre educação e trabalho.

Programação:

Terça-feira – 24/10/2017

15h45 às 17h15: Desenvolvimento de Competências para a Educação Profissional.
Palestrante: Maria Eliane Azevedo – Gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Nacional

Quarta-feira – 25/10/2017

9h às 10h30: O Poder Transformador da Prática em Sala de Aula.
Palestrante: Luiz Felipe Lins – Professor da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro
10h45 às 12h15: Gestão na Educação Profissional.
Palestrante: Katiane Batista – Coordenadora Nacional de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat
14h às 16h: Os desafios da Educação Profissional com a Reforma do Ensino Médio.
Palestrante: João Wisley Pereira – Coordenador-Geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (MEC)
16h às 16h30: Encerramento com carta de intenções sobre Empreendedorismo