Não importa a cidade, a região e o local do país. Palavras como “orgulho”, “cuidado”, “família”, “trabalho”, “sacrifício” e “superação” fazem parte do vocabulário daqueles que estão no campo produzindo alimentos para todos nós.
Para comemorar o Dia do Produtor Rural, o Sistema CNA/Senar ouviu 27 agricultores, pecuaristas e seus familiares em todos os Estados da Federação. Nos vídeos enviados, eles falam do orgulho de produzir, dos desafios e do que os move para nunca desistir mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia.
Ou como resumiu muito bem a pequena Sarah, de apenas 8 anos, filha de produtores rurais de café em Minas Gerais, no vídeo que gravou: “Quem faz o que gosta, nunca vai cansar de fazer aquilo que ama”.
Luiz Diógenes
Produtor de leite e queijo
Caraúbas – RN
Luiz Diógenes é advogado e comprou uma propriedade rural no município de Caraúbas no final de 2019. Não planejava ser produtor rural, apenas criar alguns animais, mas resolveu iniciar a produção de leite e queijo coalho artesanal. Hoje, ele emprega funcionários que são da própria região e afirma que está feliz na atividade. Além disso, ele incentiva os jovens para que conheçam o setor.
Confira todos os vídeos: https://www.cnabrasil.org.br/dia-do-produtor-2021