O presidente do Sistema Faern/Senar, Zé Vieira, cumpriu agenda em Brasília-DF com o objetivo de viabilizar a realização de ações e projetos a favor do produtor rural do Rio Grande do Norte. Zé Vieira esteve em workshop na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), em reunião com o subsecretário de planejamento, orçamento e administração, Alexandre Teixeira; e com Jayana Nicaretta, secretária nacional da Juventude. O presidente do Sistema Faern/Senar solicitou a viabilização do MDH para a realização de projetos e ações voltados para os jovens que moram na área rural do estado do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, a secretária e o subsecretário sinalizaram executar ações, por meio do Senar para o RN, com programas de educação para jovens da Zona rural.

Em reunião com o Diretor-Presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, e sua equipe técnica. Zé Vieira levou como pauta a solicitação da remoção de milho para o Rio Grande do Norte “Ficou garantido que a partir da próxima semana será feita a operação da remoção de milho para os armazéns de Natal”, disse o presidente da Faern.  Outro assunto discutido foi à solicitação de liberação de recursos para o PAA da Conab – Programa de Aquisição de Alimentos. “Reunião muito produtiva, agradeço o atendimento de toda equipe da Conab. Na ocasião, o superintendente aceitou o nosso convite para visitar o RN”, destacou.

 

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL É TEMA DO WORKSHOP TÉCNICO

O presidente Zé Vieira também participou do workshop técnico promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na quarta (7), em Brasília, o  workshop técnico discutiu a elaboração e gestão de projetos financiados pelo Banco Mundial.

O objetivo foi capacitar técnicos das federações de agricultura dos estados e regionais do Senar sobre a metodologia do Banco para o gerenciamento de projetos. Questões sociais e ambientais, avaliação de indicadores de desempenho e aspectos financeiros foram alguns dos temas das palestras.

Na abertura do evento o presidente da CNA, João Martins, afirmou que o produtor rural brasileiro é responsável e comprometido com a produção sustentável. “Estamos convictos de que não podemos pensar apenas da porteira para dentro e sim, pensarmos o que mundo espera do Brasil, que é produzir com qualidade e sustentabilidade”.

“A parceria com o Senar tem sido importante para capacitação dos produtores rurais. O ABC Cerrado, por exemplo, apresentou resultados positivos e superiores ao planejado. Essa relação também trouxe um novo projeto: FIP-Paisagens Rurais, que vai orientar produtores a cumprirem a legislação ambiental também no Cerrado”.