Em Lajes-RN, alunos do curso Técnico em Agronegócio recebem diploma

Nesta sexta-feira (12), no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) do município de Lajes-RN, os alunos ingressantes das turmas 2016.1 e 2017.1 receberam o diploma de Técnico em Agronegócio, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), durante a solenidade de colação de grau. No total, 12 alunos estão aptos para atuar nas propriedades rurais, executando procedimentos de gestão do agronegócio, planejando e auxiliando na organização e controle das atividades.

O curso Técnico em Agronegócio é promovido pela Rede e-Tec em parceria com a Administração Regional do Senar-RN que leva aos polos o curso que tem duração de 4 semestres, sendo na modalidade semi-presencial, com encontros nos polos de apoio, neste caso, os encontros foram realizados na sede do Sindicato Rural do Município de Lajes.

Foram dois anos de aulas a distância e encontros presenciais até a apresentação do trabalho de conclusão de curso, o TCC. A felicidade estava estampada no rosto dos alunos graduandos, que para eles, foi mais uma etapa acadêmica foi concluída “O curso em Agronegócio foi um marco na minha vida, pois, através dele foi possível fazer meu mestrado. O Senar, por meio deste curso, está oportunizando pessoas que precisam”, disse o aluno Felipe Ricardo de Almeida.

O vice-presidente do Senar-RN, César Augusto de Medeiros Martins, que também é o coordenador do Polo Lajes, em seu discurso, enfatizou o trabalho do Senar-RN na promoção de cursos de capacitação e qualificação profissional para as famílias que moram na zonas rurais do Rio Grande do Norte.  “Realmente é de suma importância a formação profissional. Antes, na região, não tínhamos o profissional Técnico em Agronegócio, havia uma dificuldade para contratar um especialista para fazer assistência nas propriedades rurais, o Sistema Faern/Senar viu essa necessidade e, hoje, estamos formando nossos profissionais. Nossa missão é estar junto do produtor rural”, destacou César.

O aluno Rodrigo Barbosa Bernardino foi um dos oradores na solenidade, ele relatou momentos de muita dedicação dos seus colegas e, não deixou de destacar, a satisfação de receber o diploma. “Este foi o meu primeiro curso a distância, já tinha dois cursos técnicos em Administração e em Agropecuária. Interligou às demais formações que tenho, o curso em Agronegócio forneceu conteúdos para ampliar minha experiência, para torna-me um profissional melhor”, enfatizou Rodrigo.

A solenidade foi prestigiada por familiares dos formandos, professores e instrutores, secretários municipais, a coordenadora Regional da Rede e-Tec, Deborah Fonseca; a gerente de aprendizagem rural do Senar-RN, Maluh Madruga; o prefeito do  município de Lajes, José Marques Fernandes; a secretária municipal de Educação, Maria Leda Fernandes Paulo;  Thiago Leocádio – representando o patrono da turma – o deputado federal Benes Leocádio;  a vereadora Rosa Costa e Padre Renato.