O Sistema FAERN/SENAR promoveu na quinta-feira (12) o 5º Seminário Cenário Econômico e Político para o Setor Rural em 2020. O evento reuniu produtores rurais, autoridades políticas e representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Norte.
No seminário, o presidente do Sistema FAERN/SENAR, Zé Vieira, fez uma avaliação do ano e falou das expectativas para o setor em 2020. “A Faern/Senar tem um trabalho extraordinário de dedicação ao homem do campo. Foi um ano positivo e de superação, conseguimos grandes avanços em várias áreas com os governos estadual e federal. Estamos confiantes para o ano de 2020, este Seminário encerra as atividades do Sistema neste ano”, disse Vieira.
O Seminário também foi marcado pelas entregas das Medalhas do Mérito Rural – Senador Moacyr Duarte às personalidades que mais se destacaram no setor rural no ano. Os homenageados foram selecionados por uma comissão que indica os agraciados em quatro categorias: Como produtor rural, o agraciado foi o diretor executivo da Tapuio Agropecuária Francisco Veloso Júnior.
“É uma honra e recebi como surpresa porque não esperava esse reconhecimento da FAERN, é mais um estímulo e incentivo para continuar nosso trabalho”, disse Veloso.
JÁ na categoria desenvolvimento científico, o professor da UFERSA, Elton Lúcio de Araújo recebeu a maior honraria concedida pela Faern. “Eu fico grato e lisonjeado com a homenagem, é sempre importante sabermos que o trabalho que estamos desenvolvendo no ponto de vista cientifico tem uma repercussão junto ao público que trabalhamos, por isso, agradeço a homenagem”.
Na categoria comunicação, a InterTV Cabugi foi agraciada pelo trabalho em prol do desenvolvimento do setor rural no RN. “Fico muito orgulhoso dessa homenagem pelo trabalho que a gente faz no InterTV Rural e nos telejornais sobre o setor importante para o estado que vem se desenvolvendo desde o pequeno ao grande produtor rural . Acho que esse incentivo da Faern dá ao produtor é importante. Essa é uma missão nossa que vai continuar”, destacou o diretor-superintendente da emissora, Dirceu Simabucuru.
O Comandante da Policia Militar do RN, Coronel Alarico Azevedo, recebeu a medalha do Mérito Rural na categoria administração pública. Alarico foi lembrado pelo trabalho desenvolvido para implantação da patrulha rural no estado. “Pra mim é uma honra receber essa medalha, mas dedico a todos os policiais militares do RN que trabalham diuturnamente, esse trabalho efetivo de combate à criminalidade e de prevenção é muito importante”, falou Coronel Alarico Azevêdo.
A cerimônia ainda homenageou a educadora do SENAR-RN e engenheira agrônoma Alcimone Araújo como educadora destaque em 2019. A entrega da placa foi realizada pelo superintendente do SENAR/RN – Luiz Henrique Paiva. “Dentro do SENAR-RN eu atuo na formação profissional rural, no e-tec e na Assistência Técnica e Gerencial, pra mim é muito gratificante está atuando com assistente técnica na área porque a gente consegue perceber a felicidade do produtor e a transformação na vida dele e transformação para nossa vida”, ressaltou Alcimone.
O evento também foi marcado pela entrega dos equipamentos da Patrulha Rural – drone e smartphones doados pela FAERN a Policia Militar. “Tivemos a oportunidade com o trabalho e planejamento que realizamos com a polícia de apresentar a Patrulha Rural. Hoje, entregamos nossa contribuição para o comando da PMRN para ajudar no policiamento da área rural”, falou Zé Vieira.
Os participantes do seminário conheceram as atividades desenvolvidas pelo SENAR e CNA e as novidades do Sistema para 2020. Além disso, o seminário teve a palestra magna do professor Luiz Almeida Marins Filho sobre o futuro do Brasil no agronegócio. “O futuro do Brasil no agronegócio é propositor, somos o único país que temos terra, água e luz para produzir alimentos para o mundo, o Brasil daqui a 40 anos pode ser maior produtor de alimentos do mundo, temos que dobrar a produção de grãos, carnes e frutas. Temos um desafio grande pela frente e foi isso que mostrei na palestra”, disse Marins.