Somente no feriado de 12 de outubro mais de 52 mil visitantes passaram pelo Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O maior evento agropecuário do Rio Grande do Norte e um dos mais tradicionais do Nordeste reuniu, também, cerca de mil animais puros de origem e alta linhagem genética. A 55ª Festa do Boi, que começou no dia 7 de outubro e foi realizada até o último sábado (14), contou com a parceria do sistema FAERN/SENAR.

As atividades do SENAR também trouxeram para a Festa do Boi caravanas de todo estado. Os produtores rurais participaram de palestras e oficinas como produção de mudas, reuso de águas servidas, beneficiamento da carne suína, hortas urbanas, doces e laticínios, dentre outros. No penúltimo dia, crianças de todas as idades também puderam conhecer o dia a dia no campo.

“Para nós foi uma alegria muito grande poder proporcionar um ambiente onde os nossos produtores rurais puderam ver, fazer negócio e buscar informação, além de levar tecnológica para suas propriedades. Foi uma festa da família, em que tudo transcorreu na maior tranquilidade possível, então isso nos enche de orgulho”, comentou o presidente do sistema FAERN/SENAR, José Vieira.

Além dos tradicionais leilões, julgamentos e desfiles de raças de bovinos, equinos, caprinos e ovinos, a Festa do Boi teve inovações como a Feira de Aquarismo do Rio Grande do Norte (FEAQUARN), a Exposição Nacional de Peixes Ornamentais, bem como a Mostra Nacional de Queijos Artesanais, que fez parte da programação do Espaço Sebrae Empreendedor Terroir e trouxe grandes chefs como os premiados Alex Atala e Raquel Novais. O objetivo foi promover a exposição, degustação e comercialização de produtos que unem qualidade e valorização da cultura local.

O produtor rural Francisco das Chagas visitou o parque no segundo dia de evento e levou para casa não só conhecimento, como também produtos que estavam à venda. “Eu já participei de várias edições, mas a organização e a qualidade dessa Festa do Boi superaram as minhas expectativas. Com o que aprendi aqui, quero introduzir na minha propriedade o sistema de reuso e cuidar melhor das minhas plantações”, disse.