Brasília (10/04/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem auxiliado muitos jovens em todo o país a realizarem o sonho do primeiro emprego. Desde 2004, 30 mil jovens foram capacitados com cursos do Senar e muitos já foram inseridos no mercado de trabalho.
Em Mossoró, um grupo de jovens foi contratado por uma agroindústria. Eduardo Gabriel de Antunes, Joyce Oliveira da Sila e Radyja Kalany da Silva, agora são empregados da empresa Bollo Brasil, um grupo espanhol que exporta frutas, como melão e melancia.
Os jovens comemoram as contratações. “É uma sensação muito boa. Ver que as pessoas viram o seu esforço no curso. Eu não imaginava estar aqui hoje, nesse setor e foi muito gratificante”, afirma Radyja, que ocupa a vaga de auxiliar do setor de agronomia e já ajuda a sua mãe nas despesas de casa.
Eduardo foi contratado na empresa para a vaga de auxiliar do setor de logística e tem muitos planos futuros. “O que eu planejo é crescer. Eu estou fazendo um curso de logística para poder aprender ainda mais e poder pensar num futuro para poder crescer mais que eu estou agora”. O jovem conta que planeja também a sua primeira viagem com o dinheiro do seu próprio salário.
De acordo com Joyce, ela ficou sabendo dos cursos do Senar por meio de amigos que já haviam participado de capacitações e destaca que a contratação representa a conquista de um sonho. “Para mim foi muito gratificante e uma realização muito grande. É o primeiro emprego e me senti muito feliz”, afirma a jovem. Contratada há sete meses, a jovem trabalha na área que teve mais afinidade na empresa, o setor de almoxarifado.
O gerente administrativo da Bollo Brasil, Orismar Galdino, se sente realizado em poder efetivar os estudantes que se destacaram. “Nós temos o interesse em ver se encontramos algum talento no meio desses jovens. A empresa ganha porque tem como moldar o funcionário de acordo com a política da empresa e facilita também para o menor aprendiz de ter uma oportunidade no mercado de trabalho”.
Na região de Mossoró (RN), cerca de dez empresas têm parceria com o programa do Senar e realizam as aulas teóricas e práticas. São cursos de fruticultura, mecânico, supervisor agrícola, auxiliar administrativo e financeiro.
Os cursos do Senar representam grandes oportunidades para os jovens. “Ganham crescimento pessoal, profissional e o acesso a essa infinidade de oportunidades que o mercado de trabalho requer que o aluno esteja um pouco preparado”, destaca a gestora de Aprendizagem Rural Senar/RN, Déborah Fonseca.
A Lei de Aprendizagem, também conhecida como a Lei 10.097/2000, foi criada no intuito de dar oportunidade de trabalho e de formação profissional para jovens, entre 14 a 24 anos, sem que haja prejuízo na educação regular. A legislação também garante os direitos trabalhistas aos estudantes, como carteira assinada, férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nos cursos oferecidos dentro da empresa, os jovens se capacitam como profissionais e também amadurecem e levam os ensinamentos para toda a vida.
Assista ao vídeo completo, divulgado no programa Nosso Agro:
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419