O ministro do Desenvolvimento Regional,Rogério Marinho, visitou nesta sexta-feira (25) a Unidade Demonstrativa (casa de vegetação) do Projeto Uma Onda Verde no Sertão, em Lajes. O presidente do Sistema Faern/Senar, Zé Vieira; o superintendente do SENAR/RN,Luiz Henrique Paiva; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes, César Militão; o deputado federal Benes Leocádio, entre outras autoridades acompanharam a visita.

O projeto é oriundo do convênio entre o SENAR/RN e o Ministério da Agricultura com recursos de emenda parlamentar de Rogério Marinho. Na ocasião, o ministro conheceu o trabalho desenvolvido pelo SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes aplicado no Uma Onda Verde no Sertão.

O presidente do Sistema Faern/Senar, Zé Vieira, destacou que o projeto em Lajes foi piloto e que novas unidades de estufas serão implantadas em outros municípios do estado. “É possível é mostrar que é possível plantar no semiárido – nosso semiárido é rico – em uma unidade pequena é possível plantar mudas de plantas frutíferas, forrageiras entre outras.

O Projeto Uma Onda Verde no Sertão tem o objetivo de beneficiar 1.400 produtores de Lajes e região que receberam orientações sobre a importância das plantas nativas do semiárido, assim como mudas de frutíferas, forrageiras e plantas medicinais. O potencial de produção de 6.400 mudas a cada 60 dias, sendo 38.400 mudas/ano.

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo responsável Vianney Reinaldo explicou ao ministro Rogério Marinho que o propósito do projeto é tornar o processo de produção de mudas sustentáveis. “O Uma Onda Verde beneficia produtores de Lajes e região com orientações sobre a importância das plantas nativas do semiárido, assim como mudas de frutíferas, forrageiras e plantas medicinais. A implantação da unidade demonstrativa de casa de vegetação conscientiza produtores sobre a importância das plantas nativas e produzir e doar mudas nativas da região Semiárida, como frutíferas, forrageiras, medicinais”.