A segunda etapa da missão técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ao Oriente Médio começou na quarta (19), com visita a um Mercado de Frutas e Vegetais de Riade, na Arábia Saudita.

A comitiva brasileira é formada por produtores de frutas (melão, melancia, mamão, cítricos, manga e coco), pimenta-do-reino, café e ovinos. A agenda de compromissos segue até sexta (21).

Na visita, o produtor de café Jarbas Nicoli afirmou que o mercado árabe é semelhante às Centrais de Abastecimento (Ceasa) do Brasil. “Fiquei muito satisfeito em conhecer o mercado. Fomos até convidados a negociar com os vendedores”.

O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), José Alvares Vieira, disse que conversou com alguns comerciantes, que mostraram interesse em fazer negócios com os brasileiros.

“Essa é uma grande oportunidade para o Brasil. Nós sabemos das dificuldades com a logística, mas a Arábia é um mercado promissor e de um potencial muito grande”.

Durante a programação do dia, a delegação conheceu o Grupo Lulu International, uma rede de supermercados indiana, que tem ampla presença no Oriente Médio, com cerca de 200 lojas no mundo

“Participamos de uma rodada de negócios, pois eles têm interesse em importar produtos brasileiros, como carnes, frutas e alimentos processados”, explicou a coordenadora de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande.

A comitiva brasileira também visitou a produção de tâmaras da empresa Al Rajhia. “O que mais nos impressionou é que a produção é doada. A corporação distribui gratuitamente o que é produzido. Isso é uma forma de agradecer a Deus pelas conquistas em seus demais empreendimentos”, disse o assessor de Relações Internacionais da CNA, Rafael Gratão.

 

 

*Com informações e fotos da CNA