NOTA OFICIAL

A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte – FAERN, entidade sindical de grau superior, sem fins econômicos, tendo como missão representar, organizar e fortalecer os produtores rurais do Rio Grande do Norte, defender os seus direitos e interesses, provendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental do setor agropecuário, vem apresentar esclarecimentos com relação às negociações da Convenção Coletiva da Fruticultura 2021/2022, dizendo para tanto o que se segue.

Inicialmente, salienta-se que vem ocorrendo as negociações da Convenção Coletiva da Fruticultura 2021/2022, a qual a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte – FAERN vem acompanhando as suas tratativas com atenção e dedicação.

Neste diapasão, convém ressaltar que, apesar da circunstância atual relativa ao alongamento das negociações das Convenções Coletivas da Fruticultura 2021/2022, há a expectativa de que ocorra a resolução consensual, como bem ocorreu nos últimos anos. Inclusive, é importante salientar que em breve será marcada nova rodada de negociação coletiva para com as entidades sindicais dos trabalhadores.

Importante ressaltar que mesmo com a Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em novembro/2017 as empresas do setor de fruticultura do Rio Grande Norte não adotaram nenhuma das modalidades de contrato de trabalho que pudessem causar prejuízos financeiros aos empregados, mantendo os contratos de trabalho por prazo indeterminado, o que traz mais segurança aos empregados do setor.

Há muito que as empresas de Fruticultura do Rio Grande do Norte não adotam o contrato de safra, pois referido contrato se mostra prejudicial aos empregados do setor. Devendo-se destacar os muitos benefícios que a empresas do setor proporcionam aos seus empregados, tais como a qualidade dos alojamentos, os refeitórios com alimentação balanceada, locais de integração para os empregados, campanhas que integram as comunidades no entorno das empresas, assim restando demonstrada toda a boa-fé e integridade nas relações de trabalho.

Outro ponto importante diz respeito ao fato de que empresas do Rio Grande do Norte prezam pelo respeito aos direitos e saúde de seus colaboradores, repudiando qualquer forma de trabalho informal, tendo como compromissos a responsabilidade e sustentabilidade de suas atividades.

Desta feita, a Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte fica à disposição para prestar qualquer esclarecimento que se faça necessário.


Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte – FAERN