Termina no domingo (7) o prazo para inscrição na edição de mel do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. O objetivo do concurso é valorizar e reconhecer produtores rurais de todo o país.

O prêmio é realizado pela CNA, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).

“Temos mais de 200 produtores rurais de mel inscritos, de 22 estados, representantes de todas as regiões brasileiras, o que mostra a diversidade desta importante cadeia produtiva no país”, destaca a assessora técnica e organizadora do concurso, Fernanda Regina Silva.

A inscrição pode ser feita no site do Sistema CNA/Senar. De acordo com o regulamento, o concurso será realizado em duas categorias, mel claro e mel escuro, sendo voltado para quem produz até 10 toneladas de mel por ano.

Avaliação – Após a inscrição, o produtor deverá enviar cinco amostras do produto com pelo menos 200 gramas em cada embalagem. As amostras devem ser enviadas em embalagens de comercialização e o produto deverá estar rotulado conforme a legislação vigente.

O concurso terá três etapas de avaliação. Na primeira, as amostras do mel serão analisadas por um júri técnico, que selecionará dez produtos, cinco de cada categoria. Os produtos serão avaliados de acordo com os aspectos visuais, aroma, sabor e harmonização.

A segunda fase de avaliação do concurso será feita por um júri popular. “É um concurso diferenciado que leva os produtos de alta qualidade para o consumidor final, incentivando assim o conhecimento e o aumento do consumo”, destaca Fernanda. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais.

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Artesanal e Tradicional – A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos. Atualmente, está em andamento um concurso voltado para produtores de cafés especiais.

Acesse o site com o regulamento e participe!

Fonte: CNA Brasil