A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, nesta terça-feira (31), o seminário Agro em Questão para debater a renegociação de dívidas de produtores rurais das áreas de atuação das Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e da Amazônia (SUDAM). O presidente do sistema FAERN/SENAR, José Vieira, e o superintendente do SENAR, Luiz Henrique de Paiva, participaram do evento.

Na abertura, José Vieira destacou a importância da Lei 13.340/2016 para os produtores rurais. “Acredito que esse ano deva ser um dos piores para região nordeste, pois se esgotaram todos os recursos naturais que tínhamos. Porém, conseguimos esse avanço com a lei que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural. Precisamos, ainda, de uma política agrícola adequada ao semiárido nordestino”, disse.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, também afirmou que os produtores do Norte e do Nordeste, pelas próprias características específicas destas regiões, precisam de uma política agrícola diferenciada para resolver o problema do endividamento e voltar a produzir. “Está na hora das bancadas do Nordeste e do Norte criarem uma política diferenciada porque são regiões diferentes, com problemas climáticos, déficits hídricos, solo diferente. Precisamos de uma política de Estado porque uma política de quatro anos de um governo não é suficiente”, afirmou Martins.

O encontro reuniu, na sede da CNA, especialistas do governo e instituições financeiras para esclarecer os principais pontos e dificuldades da Lei 13.340/16, além de produtores rurais, parlamentares, presidentes de federações de agricultura e pecuária e representantes de bancos e do governo federal.