O Sistema Faern/Senar realizou o 1º Curso de Pilotagem e Manutenção de Drones da regional do Rio Grande do Norte. O curso, com carga horária de 30 horas, foi finalizado nesta sexta-feira (24) e ministrado na Usina Estivas, localizada no município de Arez, com a participação de 15 funcionários da empresa.
Sob a orientação da técnica do Senar-RN, Jane Kelly, os participantes adquiriram habilidades essenciais para a operação e manutenção de drones. O conteúdo programático abrangeu pilotagem, manutenção, uso de softwares específicos, captação de imagens, entre outras ações relevantes para a aplicação das aeronaves no ambiente de trabalho.
“Nós vimos toda a parte teórica, passando pela legislação, modelos, a operação, a manutenção e depois passamos para a parte prática, que foi realizada com todos os cuidados necessários para a pilotagem”, disse a instrutora Jane Kelly.
A formação proporcionou aos funcionários novas competências que prometem trazer avanços significativos para a Usina Estivas. Com o uso de drones, será possível otimizar processos como topografia, verificação de plantio, identificação de ervas daninhas, entre outras atividades cruciais para a eficiência e produtividade da empresa.
Um dos alunos foi o coordenador de geo-tecnologia da Usina Estivas, Joed Oliveira, que falou sobre a utilidade do curso para a empresa. “Aqui para a Estivas vai ser de grande importância, pois poderemos verificar possíveis falhas no canavial, ervas daninhas, também será útil para a área de irrigação, de topografia, tratos culturais; enfim, vai ser muito útil para a empresa”, declarou Joed.
A iniciativa destaca-se como uma marco no desenvolvimento profissional e tecnológico dos trabalhadores do setor, contribuindo para a modernização das práticas agrícolas e a melhoria contínua dos processos produtivos.