O SENAR Nacional está promovendo o 3º Prêmio Nacional de Vídeos Educativos de Formação Profissional (FPR) e Promoção Social (PS), destinados aos instrutores vinculados às administrações regionais. O concurso busca reconhecer o trabalho do instrutor engajado na produção de vídeos para disseminação do conhecimento ao público rural. Na edição de 2022, serão dez prêmios para instrutores.

Assim como no ano passado, a primeira etapa do concurso é estadual. Os instrutores do SENAR-RN devem enviar seus vídeos, entre cinco e dez minutos, em mp4 e na horizontal, para o e-mail premio@senarrn.com.br. O prazo final para envio é 28 de agosto. A Comissão da Administração Central aprovará a escolha dos vencedores dos prêmios. A data para a revelação dos vencedores pelo SENAR Nacional ainda será definida.

Em sua terceira edição, o concurso pretende fomentar a produção de vídeoaulas relacionadas às atividades de desenvolvimento profissional e social de pessoas que vivem e/ou trabalham no campo. Ainda, reforçar a importância de dinamizar a troca de conhecimentos entre os instrutores e o público rural.

Todos os vídeos enviados serão analisados de acordo com critérios previamente divulgados no regulamento do concurso: postura didática e técnica do instrutor; conteúdo educativo com caráter propositivo; qualidade das imagens e áudio; criatividade e originalidade; pertinência do tema; contextualização das informações; e inserção de gráficos, imagens, ilustrações, mapas mentais, entre outros.

Para a escolha do tema, o instrutor deve considerar os planos das ações de FPR e de PS, identificando alguma atividade prática que possa ser demonstrada em um vídeo. Deve ser considerada também a relevância para o setor rural e sua aplicabilidade e contribuição para o produtor e trabalhador rural.

 

BAIXE AQUI A CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCACIONAIS E CONECTIVIDADE EM REDES SOCIAISCARTILHA PRODUÇÃO DE VÍDEOS