O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte (SENAR-RN) iniciou, nesta segunda-feira (12), em parceria com a empresa Ceará-Mirim Agroindustrial, no município de Pureza-RN, o curso do Programa de Aprendizagem Rural em Auxiliar Administrativo. A capacitação de 960h com aulas teóricas e práticas beneficiará 15 alunos/aprendizes com faixa etária de 14 – 24 anos.
A abertura da turma do Programa de Aprendizagem contou com a participação do superintendente do SENAR-RN, Luiz Henrique Paiva; Déborah Fonseca, gestora do programa; e Arlindo Chaves, coordenador de desenvolvimento humano da empresa Ceará-Mirim Agroindustrial. Na ocasião, a gestora do programa de Aprendizagem do SENAR-RN fez a explanação do programa do curso, as atividades pedagógicas e a entrega do material didático.
“Nesses três primeiros meses os alunos vão estudar toda a parte básica do curso e, na sequência, a teórica específica e as aulas práticas. O curso tá incluindo o aluno para ter o primeiro contato com o mercado de trabalho. Nosso objetivo é que eles consigam ingressar no mercado de trabalho”, falou Déborah Fonseca.
A primeira disciplina que os aprendizes estão cursando é Ética e Cidadania, a turma composta por 15 alunos que vêm de uma seleção com 74 inscritos que realizaram provas de português, matemática, informática e redação, além da entrevista e dinâmicas em grupo.
“Nós estamos com o SENAR-RN desde 2015 quando iniciamos a primeira turma e de lá para cá temos desenvolvido um trabalho muito satisfatório que tem nos auxiliado quando o aluno vem para empresa. Nosso setor administrativo, desde os últimos três anos, são ex-aprendizes que foram absolvidos pela nossa empresa”, disse Arlindo Chaves.

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM RURAL

É um programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica, com especificações do público-alvo, dos conteúdos programáticos a serem ministrados, período de duração, carga horária teórica e certificação do aprendizado, observando os parâmetros práticos, mecanismos de acompanhamento, avaliação e certificação.