O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Norte – SENAR/RN foi representado pelo superintendente Luiz Henrique Paiva no lançamento que aconteceu nesta terça (3), em Belo Horizonte, da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para atender Agroindústrias Artesanais.
A iniciativa vai agregar valor aos produtos elaborados por pequenos e médios estabelecimentos rurais com foco na gestão e boas práticas de fabricação.
O projeto piloto acontecerá em parceria com o Senar Minas. Inicialmente serão atendidas gratuitamente agroindústrias de embutidos e de queijos artesanais. Outros estados poderão aderir de acordo com a demanda de cada localidade.
A cerimônia de lançamento contou com a participação de representantes de 22 Administrações Regionais do Senar.
Foram apresentados os detalhes do Programa CNA de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Brasil e a dinâmica da Assistência Técnica e Gerencial para Agroindústria. Nesse dia também haverá o lançamento da nova cartilha de Boas Práticas de Fabricação do Senar.
Nesta quarta (4), a comitiva seguiu para o município de Jaboticatubas, na região do Serra do Cipó, para conhecer a Charcutaria da Serra, primeira agroindústria de embutidos a receber a ATeG Agroindústria do Senar.
As ações de ATeG para a Agroindústria compõem um dos eixos temáticos do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Brasil do Sistema CNA/Senar. Outros eixos do programa são: Organização Coletiva, Regulamentação, Comercialização e Marketing e Tributação e Crédito.
*Com informações da CNA