O Sistema Faern/Senar realizou, em Lajes, nesta quinta-feira (10), a solenidade de encerramento do Projeto Uma Onda Verde no Sertão. O projeto é oriundo do convênio entre o Ministério da Agricultura com o Senar-RN e recursos de emenda parlamentar do ex-deputado Rogério Marinho. Na oportunidade, o SENAR-RN fez a entrega de mudas a produtores rurais da região.

O evento contou com a participação do presidente do Sistema Faern/Senar, Zé Vieira; do superintendente do Senar-RN, Luiz Henrique Paiva; do deputado federal, Benes Leocádio; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes, César Militão e da secretária de Agricultura de Lajes, Eliana Santos, além de produtores rurais e técnicos envolvidos no projeto.

O presidente do Sistema Faern/Senar, Zé Vieira, destacou que o projeto em Lajes foi piloto e que novas unidades de estufas serão implantadas em outros municípios do estado. “É possível é mostrar que é possível plantar no semiárido – nosso semiárido é rico – em uma unidade pequena é possível plantar mudas de plantas frutíferas, forrageiras entre outras. Nós precisamos é sabermos trabalhar usando tecnologia, tendo acesso a credito rural facilitado e ter gestão”, disse, e ainda enfatizou que o setor Agro não parou em meio a pandemia de Covid-19.

O Projeto Uma Onda Verde no Sertão teve o objetivo de beneficiar 1.400 produtores de Lajes e região que receberam orientações sobre a importância das plantas nativas do semiárido, assim como mudas de frutíferas, forrageiras e plantas medicinais. As orientações e doações ocorreram na unidade demonstrativa da casa de vegetação, com dimensões de com 21 metros de comprimentos por 16 metros de largura, totalizando 336 metros quadrados, e com potencial de produção de 6.400 mudas a cada 60 dias, sendo 38.400 mudas/ano.

Tornar o processo de produção de mudas sustentáveis. O Uma Onda Verde ainda beneficia produtores de Lajes e região com orientações sobre a importância das plantas nativas do semiárido, assim como mudas de frutíferas, forrageiras e plantas medicinais. “A implantação da unidade demonstrativa de casa de vegetação conscientiza produtores sobre a importância das plantas nativas e produzir e doar mudas nativas da região Semiárida, como frutíferas, forrageiras, medicinais”, disse o agrônomo responsável pelo projeto, Vianney Reinaldo.

“Esse projeto partiu de uma conversa informal com o técnico Josimar Torres do SENAR-RN, que viu a experiência em Israel. Levamos a superintendência que viabilizou o projeto”, destacou César Militão, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes.