O Senar/RN recebeu na segunda (03) e terça (04) o 2º Workshop do Encontro Regional da Formação Técnica Profissionalizante. O evento reuniu representantes das regionais do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Maranhão e do Piauí. A abertura do evento contou com a participação do presidente do Sistema Faern/Senar, Zé Vieira; do diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, André Sanches; do superintendente do Senar/RN, Luiz Henrique Paiva; e de Maluh Souza, Gerente de Aprendizagem do Senar/RN.
O workshop promoveu uma série de palestras, oficinas e relatos de vivências. A primeira palestra abordou a Formação Técnica Profissionalizante do Senar Central, a palestrante responsável foi Maria Cristina Ferreira, coordenadora de Educação Formal, que apresentou o quadro atual dos cursos técnicos em Agronegócio, Fruticultura, Zootecnia e Florestas.
“Reunimos, aqui em Natal-RN, quatro (4) federações e aqui conversamos, estudamos e conhecemos as boas práticas, trocamos ideias e alinhamos experiências para fortalecer a formação que o Senar realiza levando os cursos técnicos para o nosso público prioritário”, enfatizou.
No Rio Grande do Norte, atualmente são nove (9) polos, 24 turmas, com três cursos da Formação Técnica são oferecidos: o técnico em Zootecnia, em Agronegócio e em Fruticultura. Adriana Lopes avaliou que o evento agregou conhecimento e que foi uma excelente oportunidade de compartilhar experiências com outras regionais “Um momento ímpar de discussão sobre a avaliação educacional e os processos da construção do conhecimento”, disse a coordenadora da Formação Técnica do SENAR/RN.
“O evento foi produtivo e não se encerrou aqui, o diálogo está aberto e será mantido, destaco que também é importante que continuassem com essa proximidade para debater ideias”, falou André Sanches, no encerramento do workshop.