Visando reduzir o índice de roubos e assaltos às propriedades rurais e para melhorar a segurança no campo, o Sistema Faern/Senar e o Governo do RN, através da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), apresentaram neste sábado (12), no Centro de Treinamento da Faern/Senar, durante a Festa do Boi, a Patrulha Rural, com a assinatura do termo de cooperação técnica. No evento também foram expostos os equipamentos e o sistema de cadastramento das propriedades.
O trabalho da Faern/Senar para implantação da Patrulha Rural iniciou com a realização do III Seminário de Segurança Pública Rural promovido pela instituição em parceria com as forças da segurança pública. Inicialmente serão quatro viaturas (3 caminhonetes e 1 Duster), devidamente identificados com adesivos da Patrulha Rural. No ato de apresentação da Patrulha Rural, o Sistema Faern/Senar entregou placas de identificação de área monitorada, um drone e quatro (4) smartphones que vão ajudar no trabalho que também será feito com auxílio de um sistema de cadastro com o mapeamento de todas as propriedades rurais do RN.
O programa da Polícia Militar em parceria com o Sistema Faern/Senar busca aumentar a segurança no campo e aproximar os produtores rurais dos policiais. Os equipamentos vão proporcionar mais agilidade aos policiais no atendimento a ocorrências, além de intensificar a eficiência na segurança rural. “Verificamos os altos índices de violência no campo, assalto, furtos e roubos às propriedades rurais, com isso, trabalhamos junto ao Comando da PM para implantar a patrulha rural, que visa proteger os produtores rurais”, destaca o presidente da Faern, Zé Vieira.
O evento contou com a participação da governadora do estado, Fátima Bezerra; do presidente do Sistema Faern/Senar, Zé Vieira; do secretário de Segurança Pública, Coronel Araújo; do Comandante da PM, Alarico; do secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha e demais autoridades que prestigiaram o evento.
CURSO DE PATRULHAMENTO RURAL
Na segunda-feira (14) o presidente do Sistema Faern/Senar, Zé Vieira, participou da aula inaugural do curso de patrulhamento rural. O curso contempla 18 disciplinas, serão 40 policias capacitados em 15 dias de formação. O curso conta a participação do Tenente Wilson da Polícia Militar do estado de Goiás, o policial atua na Patrulha Rural Georreferenciada do estado.
A aula inaugural ainda contou com a participação do Coronel Aribaldo; o promotor do Meio Ambiente, Cláudio Onofre; o representante da OAB/RN, advogado Victor e o Major Alexsandro, do CIPAM.