O Sistema FAERN/SENAR esteve presente no Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 e na Feira de Exposição que ocorreram de 03 a 05 de dezembro no município de Mossoró-RN. O stand contou com a visita do vice-presidente da República Hamilton Mourão, autoridades, empresários e produtores rurais.

Na oportunidade, o SENAR-RN apresentou as ações desenvolvidas como os cursos de FPR, Promoção Social, Técnico em Agronegócio, Projetos especiais, a Assistência Técnica e o AgroNordeste. Os produtores rurais atendidos pelo programa AgroNordeste dispuseram de espaço para apresentar os produtos oriundos das propriedades no stand do Sistema FAERN/SENAR. O produtor José Wanderley Rocha, das Castanhas de Caju São Francisco do município de Serra do Mel levou as castanhas e doces para expor. Outro produtor beneficiado foi Marinho Sousa, da Fazenda Caju, que em 2020 começou a receber assistência técnica do SENAR-RN por meio do AgroNordeste, no stand apresentou queijos artesanais que é um dos produtos da propriedade. “O AgroNordeste ajudou a melhorar os índices de produção da fazenda com as informações técnicas que são repassadas pela zootecnista Diana Mizael responsável pelo atendimento”, disse Marinho. A Fazenda Caju é a única queijeira que produz queijos artesanais de leite cru legalizada no Rio Grande do Norte.

A abertura do Fórum aconteceu no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado e contou a participação do presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira e de assessores técnicos.  Ao todo são 13 eixos temáticos que foram tratados e depois o debate vai continuar por meio virtual por mais dois meses, que visa apresentar um projeto de lei instituindo o Plano de Desenvolvimento do Semiárido.

O vice-presidente da República Hamilton Mourão palestrou na abertura e frisou que “esta, é a hora do Semiárido. A grande tarefa do governo Bolsonaro é criar as facilidades e as condições para que tudo aquilo que foi discutido aqui seja implementado. A água, com bons projetos, vai transformar o semiárido em um grande celeiro”. Segundo Mourão, o Fórum é o ambiente ideal para a produção de convergências e fomentos. “Podemos definir um amplo programa com objetivo de aproveitamento das potencialidades de região”, finalizou.

 

FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DO SEMIÁRIDO 2020 (FDS 2020)

 

O evento teve a iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, realizado pelo Instituto Sagres em conjunto com a Codevasf e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O Fórum teve como objetivo mudar a face do Semiárido Brasileiro, por meio de diversas rodadas de discussão, análise e aprimoramento das propostas de soluções, incorporação de projetos inovadores e sustentáveis e, principalmente, com a participação efetiva das pessoas e instituições comprometidas com o futuro do Semiárido Brasileiro. O Fórum buscou também a promoção da integral implementação do PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO SEMIÁRIDO (PDS), que já conta com uma versão inicial a ser atualizada pelo FDS 2020.

A proposta inicial do Plano de Desenvolvimento do Semiárido (PDS) foi fruto de um trabalho realizado sob a coordenação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) construído pelas mãos representantes de diversas instituições, Ministérios e especialistas, sendo concluída em 2002, mas as suas soluções nunca foram executadas, porém, por iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, esta espera de quase duas décadas se encerra neste ano com o apoio do FDS 2020, cuja metodologia de execução garantirá a participação de todos na construção de um Semiárido moderno, produtivo, gerador de emprego e renda, sustentável e fornecedor de alimentos para o mundo.