A Startup Milk Color – formada por alunos e professores da UFRN participou da Final do Ideas For Milk 2019 em São Paulo. Os participantes puderam apresentar soluções que envolvem tecnologias digitais, além de propostas relacionadas à designer industrial, embalagens, equipamentos, aproveitamento de resíduos, nanotecnologia, desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços e tecnologias em geral. O Sistema Faern/Senar foi correalizador do evento, que contou com a participação de colaboradores no apoio técnico para a realização do Ideas durante a etapa Nordeste.

 

A Milk Color formada por alunos e professores da Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN, a startup apresentou o projeto: Detecção de mastite subclínica. Trata de um aplicativo de fácil uso e baixo custo para detecção de mastite subclínica em amostras de leite. Garante rapidez nos resultados, auxiliando no controle de um grande problema do setor.

 

Confira a entrevista com Yhêlda Maria de Oliveira Silva – Zootecnista, mestranda do Programa de Pós- Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qual a avaliação da equipe sobre a participação?

A nossa participação nesse evento foi uma experiência única, onde tivemos a chance de apresentarmos o que estamos fazendo na Universidade em prol da cadeia produtiva do leite e ainda a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoarmos nossa startup.

Surgiram oportunidades durante e/ou após o evento?

Sim, durante o evento algumas pessoas nos procuram interessadas na nossa proposta e agora depois do evento estamos fazendo contatos, que esperamos nos trazer muitas oportunidades.

A Milk Color pretende continuar e levar a ideia da startup à frente?

Pretendemos levar a startup a frente, vamos trabalhar na validação dos dados e colocarmos o app no mercado.

Como foi participar de uma final nacional e representar o Nordeste?

Foi de grande importância participar da final nacional adquirindo muitos conhecimentos e tivemos a oportunidade de integração com outras regiões do país. Representar o nordeste foi uma honra, mostramos que a cadeia produtiva do leite da nossa região tem grande potencial e que estamos trabalhando em ferramentas não só para desenvolvê- la e sim todo o Brasil.

 

SOBRE O IDEAS FOR MILK

O Ideas for Milk é um projeto pioneiro da Embrapa, que se tornou referência para outras iniciativas. Entre elas está o InovaPork e AvanceCafé, por exemplo. O Ideas é uma plataforma construída e sustentada por três pilares. Um deles foram as caravanas, passando por diversas partes do País para falar sobre a cadeia do leite. O segundo pilar são os vacathons, apelido para os hacktons, modelo de desafio no qual equipes competem para dar respostas a problemas em tempo recorde. E o Desafio das Startups, evento no qual os melhores projetos são desafiados. “Quando começamos não sabíamos que esse movimento tomaria tal magnitude”, diz Martins. O projeto da Embrapa já é referência internacional. Ele será apresentado nos próximos meses em instituições do Vale do Silício, nos Estados Unidos.