Os produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Rio Grande do Norte (SENAR-AR-RN) foram contemplados, de forma gratuita, com a imunização das bezerras de 03 a 08 meses contra a brucelose. A vacinação foi realizada pelo médico veterinário credenciado no IDIARN, Dr.Caio Galtieri. A campanha foi encerrada no dia 30 de setembro.

De acordo com o levantamento apresentado pelo SENAR-RN 989 bezerras foram vacinadas, sendo 126 produtores atendidos e 24 municípios beneficiados, somente em Santo Antônio foram 313 bezerras (bovinocultura de corte) imunizadas.  Os Sindicatos Rurais contemplados foram os dos seguintes municípios: Jardim do Seridó, Jucurutu, São Paulo do Potengi, Serra Negra, Apodi, Florânia e Santo Antônio.

É obrigatório que os produtores vacinem os rebanhos bovino e bubalino para mantê-los protegidos da doença. Após a vacinação, os produtores precisam declarar o rebanho vacinado em um dos escritórios do Idiarn, da Emater ou secretarias municipais de Agricultura. Segundo o Idiarn, caso a vacinação das bezerras bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade não seja feita e a declaração não seja entregue, os produtores ficarão impossibilitados de emitir a Guia de Trânsito Animal e produtores de leite não poderão fornecer aos laticínios do estado.

“Os números foram muitos bons, são futuras matrizes imunizadas contra a doença que causa problema no manejo reprodutivo e, por se tratar de zoonose, pode afetar até o homem”, destacou o veterinário Caio Galtieri.