Capacitação: Os educadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Rio Grande do Norte – SENAR/RN – participaram de segunda (12) até sexta-feira (16) do treinamento do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV). O CAV é uma ferramenta utilizada na metodologia da aprendizagem e pode ser usada na aplicação de qualquer treinamento.

Os participantes aprenderam de maneira vivencial, o conceito de CAV, que de acordo com o instrutor do SENAR, Luiz Antônio Tiradentes, é uma metodologia que tem a proposta de potencializar o aprendizado dos alunos. “O curso CAV tem vários resultados, sendo um deles que o instrutor exercite a criatividade e comece a pensar novas oportunidades e instruções para aplicarem nos objetivos de aprendizagem”, disse.

O CAV é uma ferramenta que estimula os participantes a tomarem consciência do que fazem, a pensar e refletir sobre o que estão fazendo na propriedade e pensar em novas formas de atuação. “O curso é um trabalho totalmente vivencial, com aplicação de conteúdo teórico nos primeiros dias e mais 20h com aulas práticas como dinâmicas e avaliações”, destacou o instrutor Luiz Tiradentes.

Os educadores são avaliados durante todo o treinamento, a educadora Alcimone Araújo é Engenheira Agrônoma e participa pela primeira vez da capacitação do CAV. Para ela, o treinamento vai ajudar no aprimoramento dos conhecimentos que vão ser transmitidos para seu público.  “O curso trouxe novas opções, tanto para o instrutor ou participante possa receber o conteúdo usando a metodologia direcionada para a vivência do aluno em sala de aula com o sentido de convidar o participante a aplicar isso no dia a dia dele”, falou.